Compartilhe

Do nada, você recebeu um monte de solicitações no Instagram, ou ganhou vários seguidores. E não é pessoas que necessariamente querem seguir as suas publicações. O que aconteceu?

Preste atenção nessa popularidade repentina, pois pode ser uma tentativa de golpe. Nesse post, vamos ver do que se trata esse fenômeno, que é mais comum do que parece, e o que você pode fazer a respeito com esses seguidores fantasmas.

 

 

 

Por que tanta gente desconhecida está segundo sua conta?

 

 

Se você não é uma personalidade famosa, um ator ou atriz, modelo, uma it girl, um humorista, esportista, político ou a Anitta, receber uma avalanche de seguidores em poucas horas é algo, no mínimo, estranho. Se você não participou recentemente de um grande evento ou apareceu na telvisão, também não é normal essa enxurrada de seguidores.

Logo, desconfie.

Para as mulheres, receber muitos seguidores homens só significam uma coisa: assédio. E os perfis são dos mais diversos. Com os homens, acontece o mesmo, mas os objetivos da outra parte são muito mais evidentes.

Logo, é fácil concluir que a popularidade repentina no Instagram é uma manobra organizada. Algumas empresas de segurança alertam sobre perfis falsos criados por pessoas ou robôs, com perfil com até cinco fotos no máximo, sem textos, likes ou comentários.

Os perfis masculinos para atrair mulheres são emocionalmente atraentes, com homens abraçados a crianças, acompanhados de flores e outros elementos que demonstram uma vida saudável, ou elementos visuais que podem ser sugestivos para as mulheres (ou pelo menos é isso o que os criadores dos perfis acreditam).

 

 

 

Por que esses perfis são criados?

 

Para obter informações pessoais, enviar malwares e roubar dados. Algumas dessas contas foram criadas para espionagem cibernética, ações que denotam falta de ética ou para persuadir politicamente as pessoas. As fotos exibidas pelas contas muito provavelmente são obtidas em bancos de imagens ou roubadas das contas de outros usuários reais.

 

 

 

O que fazer se você receber uma solicitação de amizade desse tipo de conta?

 

 

Basicamente, ignore essas contas, não aceitando tais solicitações. Se o seu perfil é aberto e tem uma dessas contas seguindo você, elimine a conta como seu seguidor, dessa forma:

1) Acesse a sua conta do Instagram (clique no ícone do seu usuário, na parte inferior direita do aplicativo).
2) Clique em Seguidores. Vai aparecer uma lista de todos que seguem a sua conta.
3) Procure pelas contas que serão eliminadas, e clique no botão Eliminar.

 

 

 

Denuncie as contas fraudulentas

 

 

Antes de eliminar essas contas, clique nas mesmas (em cima do nome da conta) e no ícone dos três pontos na parte superior direita da tela, onde várias opções vão aparecer. Clique no item Denunciar, e o Instagram vai pedir que você explique o motivo para denunciar aquela conta. Pode marcar a opção de SPAM ou conta inapropriada.

Você vai receber uma mensagem de agradecimento do Instagram por contribuir com uma rede social mais segura. Repita o procedimento de denúncia em todas as contas consideradas fraudulentas e, dessa forma, você alerta a rede social que algo anormal está acontecendo.

Ao fazer isso, o contato em questão é bloqueado de imediato. Clicando em Restringir, o Instagram vai perguntar se você tem problemas com esse usuário em específico. Isso é útil quando uma conta está com alguma conduta inapropriada.

Esse processo pode dar trabalho, mas vale a pena para garantir uma maior segurança em sua conta. E faça isso antes de eliminar a solicitação para seguir a sua conta. Caso contrário, você não mais poderá denunciar a conta.

 

 

 

Deixe o seu perfil do Instagram privado

 

Essa é uma boa opção para quem publica muitas coisas pessoas em sua conta. É o mais sensato para quem não é uma personalidade pública e quer evitar que a sua conta seja alvo de criminosos cibernéticos:

1) Acesse a sua conta no Instagram e clique no ícone de hambúrguer na parte superior direita da tela. No menu de opções, clique em Configurações.
2) Depois, selecione Privacidade > Privacidade da conta.
3) Deslize o interruptor para que a sua conta seja privada, deixando o marcador em azul.


Compartilhe