TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que quase não há telefones na cor branca? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Telefonia | Por que quase não há telefones na cor branca?

Por que quase não há telefones na cor branca?

Compartilhe

A estética de um smartphone é algo importante para muita gente. Afinal de contas, o sujeito paga caro por um telefone, e isso dá o direito genuíno de escolher um dispositivo que seja a sua cara e, sempre que possível, combinar isso ao bom desempenho geral.

Mas… você já parou para observar que não existem muitos smartphones na cor branca no mercado? Muitos fabricantes apostam em diversas cores que vão além do clássico preto ou grafite, mas o branco fica meio de lado e escamoteado.

O que está acontecendo neste caso? Preconceito por parte dos fabricantes?

Vamos tentar descobrir.

 

 

 

Porque essa cor não se paga

Pode reparar: é bem difícil encontrar smartphones na cor branca no mercado. Parece que essa cor virou um artigo de luxo entre os fabricantes, e tal teoria parece se materializar na prática no preço de alguns modelos com essa tonalidade.

Telefones em preto dominam o mercado de telefonia móvel desde o seu início, mas nos últimos anos os fabricantes passaram a apostar em telefones nas cores rosa, azul, dourado, turquesa e outras tonalidades chamativas e até extravagantes.

Já o branco continua ficando de lado. Preconceito! #ironia

Pois bem, o OnePlus 10 Pro branco foi lançado na China, e alguém aproveitou a oportunidade para questionar os executivos da empresa sobre o o motivo dessa ausência de telefones brancos no mercado.

De acordo com a OnePlus:

“Em primeiro lugar, o processo do branco é mais difícil, e testa o nível de cor, material e acabamento de um fabricante de celular. Se houver um pequeno desvio no artesanato, o efeito final será completamente diferente e a textura será reduzida”

Ou seja, fabricar um telefone na cor branca dá mais trabalho que usar outras cores, e só por isso o processo de fabricação é encarecido. E não sei se a maioria das pessoas querem pagar a mais apenas por causa da cor do telefone.

A não ser que o dispositivo se torne um artigo de luxo ou exclusivo, o que acontece em alguns casos específicos.

O segundo motivo citado pelo executivo da OnePlus está no baixo retorno nas vendas, já que o produto é mais caro para ser produzido em relação às opções com outras cores.

Para alcançar a tonalidade de branco do OnePlus 10 Pro, a empresa levou nada menos que três meses testando mais de 100 dispositivos, apenas para encontrar o melhor acabamento ou efeito para o telefone.

 

 

 

Até que ponto a cor do telefone é importante?

Se você se importa com este aspecto, a importância é enorme. Por isso, tenha em mente que não é apenas pintar o acabamento do telefone e pronto. O fabricante precisa analisar muito bem como essa cor vai refletir no dispositivo, dependendo do material que ele possui.

Logo, considerando todos os fatores mencionados neste post (processo de fabricação mais caro e complexo, baixa demanda dos usuários, baixo retorno para os fabricantes, etc), somado ao fato que a maioria dos usuários acaba colocando um case protetor que esconde a cor do dispositivo, não vale tanto a pena fabricar smartphones na cor branca em larga escala.

Ou seja, se quer um telefone nessa cor, se prepare para procurar muito e pagar mais caro por isso.


Compartilhe