Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que os teclados mecânicos são tão barulhentos?

Por que os teclados mecânicos são tão barulhentos?

Compartilhe

Os teclados mecânicos são muito procurados por gamers, produtores de conteúdo multimídia (especialmente editores de vídeo) e digitadores nostálgicos que pedem por um maior feedback físico sobre a digitação realizada.

São ótimos teclados para trabalhar e jogar. Porém, contam com um problema muito sério: são muito mais barulhentos do que os teclados de membrana, o que pode ser um pesadelo para as pessoas que moram com quem tem um teclado como esse em casa.

Isso acontece basicamente por causa do funcionamento dos switches individuais desse tipo de teclado. A membrana é uma peça única, que consegue amortecer o impacto do dedo na tecla.

Mas a resposta pode ser um pouco mais profunda do que essa. Vamos conversar sobre isso neste artigo.

 

Entendendo os switches

Cada tecla possui um switch mecânico dedicado, que inclui uma mola e um mecanismo de atuação física. Quando pressionada, a tecla ativa o switch mecanicamente, produzindo um som mais acentuado.

De novo: é a natureza da tecnologia, ou a característica mais evidente de sua construção. E pouco podemos fazer sobre isso, a não ser respeitar ou nos adaptarmos aos cenários apresentados.

Parte dessa adaptação passa na escolha de um teclado mecânico com um switch mais ou menos barulhento. Por outro lado, você pode perder eficiência de acionamento de teclas em cenários específicos, e precisa aceitar o preço disso.

O nível de ruído varia de acordo com o tipo de switch mecânico:

  • Switches Clicky (ex.: Cherry MX Blue, Razer Green) – Produzem um som de clique audível devido a um mecanismo interno que cria resistência antes da ativação.
  • Switches Táteis (ex.: Cherry MX Brown, Gateron Brown) – Têm um pequeno ressalto na ativação, gerando um som moderado.
  • Switches Lineares (ex.: Cherry MX Red, Gateron Red) – São os mais silenciosos, pois não possuem clique tátil.

 

Entendendo como cada switch se comporta

Mesmo após o switch ser ativado, o som da tecla batendo no fundo da estrutura do teclado (bottom-out) contribui para o ruído. Quanto mais força for aplicada ao digitar, mais alto será o barulho.

Logo, digitar com a força de um tiranossauro rex vai deixar o problema do barulho do teclado mecânico algo ainda pior.

A não ser é claro que você sinta real prazer nisso, e quem sou eu para te julgar, não é mesmo?

O material das keycaps também entram nessa equação do barulho no uso desse tipo de teclado.

As teclas feitas de plástico PBT geralmente produzem um som mais grave e sólido, enquanto as de ABS tendem a ser mais estridentes e finas. E teclados mecânicos com uma carcaça de metal ou sem amortecimento interno amplificam o som dos switches e das teclas.

Alguns switches mecânicos podem gerar um ruído extra devido à vibração da mola ao retornar à posição original após a tecla ser pressionada.

Todos esses detalhes influenciam no nível de barulho ou ruído do teclado, e você deve ficar atento para escolher o produto que melhor vai se encaixar às suas necessidades, oferecendo o melhor desempenho possível.

 

Como reduzir o ruído nos teclados mecânicos?

Teclados mecânicos são apreciados exatamente por essa sensação tátil e sonora, mas existem algumas medidas que podem resultar em um digitar eficiente e com menos barulho.

Como você já pode imaginar a essa altura do campeonato, reduzir o ruído nesses teclados é uma missão muito complicada, pois não dá para modificar muitas coisas em produtos que são concebidos (também) para oferecer esse feedback auditivo durante o uso.

Mas… não custa nada tentar as dicas a seguir:

  • Trocar para switches mais silenciosos, como os lineares silenciosos (ex.: Cherry MX Silent Red).
  • Usar O-rings sob as teclas para amortecer o impacto no fundo.
  • Escolher um teclado com amortecimento interno para reduzir a ressonância do som.
  • Digitar com menos força para evitar o impacto excessivo das teclas.


Compartilhe