TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que os smartphones com processadores Snapdragon recebem as atualizações antes dos telefones com MediaTek | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Telefonia | Por que os smartphones com processadores Snapdragon recebem as atualizações antes dos telefones com MediaTek

Por que os smartphones com processadores Snapdragon recebem as atualizações antes dos telefones com MediaTek

Compartilhe

Você pode não perceber, mas nos últimos anos se estabeleceu uma batalha entre dois grandes fabricantes de processadores para smartphones: Qualcomm e MediaTek.

Essa disputa plantou a ideia em muitos usuários que uma marca é melhor que a outra, e apesar da distância entre as duas diminuir de forma considerável, alguns efeitos práticos da competição podem ser sentidos não só no desempenho dos dispositivos, mas também nos movimentos dos fabricantes.

Já percebeu como os telefones com processadores Qualcomm Snapdragon são SEMPRE atualizados antes que os telefones que recebem os chips da MediaTek?

E você nunca se perguntou por que isso acontece?

Pois bem, neste post, temos as respostas.

 

 

 

Onde está a diferença?

Um insider da Xiaomi oferece as respostas para essa intrigante questão. E, se você nunca questionou esse comportamento de mercado, pense duas vezes.

Afinal de contas, o futuro smartphone que você pretende comprar muito provavelmente vai ter um desses dois processadores. Ou é Snapdragon, ou é MediaTek. A não ser é claro que você escolha um telefone da Samsung para receber um chip Exynos.

E comprar um telefone móvel hoje é um investimento que, para muitos, será para muitos anos.

Por isso, dependendo da sua expectativa de uso com o dispositivo, ter um smartphone que será atualizado meses depois de outros modelos pode não ser algo que compensa o preço menor que você vai pagar por este dispositivo.

Fato é que os smartphones com processadores Snapdragon, que pertencem à Qualcomm, recebem as atualizações antes dos telefones com chips MediaTek. O que não quer dizer que os fabricantes recebem os pacotes de atualização em momentos diferentes.

Li Ming, o tal insider da Xiaomi, esclareceu na rede social chinesa Weibo que as duas empresas, Qualcomm e MediaTek, recebem o código de updates do Android pelo Google de forma antecipada, para que as empresas possam se preparar par ao lançamento da versão final do sistema operacional.

 

 

 

Desenvolvimento simultâneo vs trabalho escalonado

A diferença entre as duas empresas está no modo em que ambas trabalham com esses pacotes técnicos. A Qualcomm entrega as suas atualizações de forma paralela, ou seja, ela trabalha nos updates para todos os sues produtos ao mesmo tempo.

Convenhamos: um trabalho gigantesco, que só mostra como a estrutura da Qualcomm é enorme e complexa.

Já a MediaTek trabalha as atualizações de software por lotes, fazendo assim com que as atualizações sejam desenvolvidas em grupos menores e com maior limitação, pois sua capacidade laboral é bem menor. E isso não é ruim, pois a empresa trabalha de forma mais escalonada e com a devida atenção para todos os produtos.

A prova que a MediaTek está acertando é que a Xiaomi é uma grande cliente da empresa, já que usa os seus processadores em vários smartphones de linha média, e esses produtos contam com boa aceitação por parte do público consumidor.

Se a demora nos updates fosse algo tão ruim assim, as vendas dos smartphones com processadores MediaTek seriam pífias, e não é isso que o mercado mostra que está acontecendo nos últimos anos.

E ao menos agora você sabe porque a galera com chip Snapdragon recebe os updates antes.

Questão devidamente esclarecida.


Compartilhe