Você está em | Home | Cinema e TV | Por que ‘Os Simpsons’ será exclusivo do Disney+ em breve

Por que ‘Os Simpsons’ será exclusivo do Disney+ em breve

Compartilhe

Sinal dos tempos. Tempos de mudanças. E, de novo: a TV por assinatura segue a passos largos de seu desaparecimento.

Se bem que, neste caso, estamos diante de uma mudança de comportamento que afeta a TV, tal e como conhecemos. A prova de que o comportamento de consumo televisivo mudou, e a indústria entendeu isso.

Quando ‘Os Simpsons’ decide mudar os paradigmas da televisão tradicional (mais uma vez), vale a pena conversar um pouco sobre o assunto. Mesmo que a série não chegue nem perto da popularidade que teve um dia.

 

Onde você vai assistir ‘Os Simpsons’?

Do começo.

‘Os Simpsons’ estreou na TV norte-americana em 17 de dezembro de 1989, em um episódio especial de Natal exibido pelo canal Fox, “Simpsons Roastin on na Open Fire”. Lembrando que a série nasceu derivada dos curtas de animação do programa The Tracey Ulman Show.

Desde então, foram 777 episódios exibidos na Fox, um recorde absoluto na TV. A série, que começou como uma sátira da vida familiar americana, rapidamente se tornou um ícone cultural, abordando temas sociais, políticos e culturais com humor ácido e crítica mordaz.

Mesmo com todas as mudanças de programação ao longo de três décadas e meia, ‘Os Simpsons’ sempre foi exibida na TV dos EUA aos domingos, como parte do “Animation Domination” da Fox.

Raras foram as vezes que o show não foi exibido. E quando isso aconteceu, eram em casos muito excepcionais ou completamente fora do controle do canal.

Acontece o seguinte.

Agora, ‘Os Simpsons’ pertencem à Disney, após a aquisição de praticamente tudo o que a Fox tinha, com exceção do canal aberto, da Fox News e do Fox Sports nos EUA.

A 37ª temporada da série ainda não foi confirmada, mas tudo indica que a família Simpson vai seguir convivendo conosco por mais tempo.

Mas isso deve acontecer exclusivamente no streaming.

A dúvida que paira é: “Quando ‘Os Simpsons’ será transmitido exclusivamente na Disney?”. E eventos recentes podem indicar que a resposta é “em um futuro próximo”.

 

A estreia exclusiva de ‘Os Simpsons’ no Disney+

O episódio duplo ‘Ho ho. Santa Homer’ da atual temporada de ‘Os Simpsons’ foi transmitido de forma direta no Disney+, e essa é a primeira vez na história da série que um episódio inédito não foi exibido pela Fox.

É uma mudança de paradigma que, de alguma forma, reflete a mudança do comportamento da audiência. Um sinal claro que a série não depende mais da audiência da TV aberta para se manter no ar.

Basta a audiência do streaming que, só para lembrar, é global.

É fato que a chamada “audiência linear” (ou aquela alcançada pela TV tradicional, seja ela aberta ou por assinatura) de ‘Os Simpsons’ tem diminuído ao longo dos anos.

Na última temporada, a série atraiu uma média de apenas 2 milhões de espectadores na Fox, um número drasticamente menor em comparação aos 28 milhões que os episódios alcançavam seu auge.

Aqui, é preciso colocar os números em perspectiva.

Nas décadas de 1990 e 2000, a concorrência na TV aberta era muito menor, com muito menos canais. E a própria TV a cabo também não tinha tantas opções.

Aliás, o mundo era bem diferente, sem tantas opções de entretenimento e lazer. Hoje, ver TV aberta é uma das últimas coisas que fazemos na vida.

Mesmo assim, ‘Os Simpsons’ continuam sendo um dos programas mais assistidos em plataformas de streaming, mostrando que ainda há um apetite considerável pelas histórias dessa família.

E esse início de migração de ‘Os Simpsons’ para o Disney+ é apenas mais um passo para focar exclusivamente no streaming.

Recentemente, a Disney decidiu retirar os seus canais de TV por assinatura do mercado, deixando apenas a ESPN porque os eventos esportivos ainda dão retorno comercial.

Nessa decisão, o Star+ também foi descontinuado. E este era o canal que exibia ‘Os Simpsons’ aqui no Brasil.

Ou seja, para os brasileiros, o futuro já existe: ou você tem o Disney+ de alguma forma, ou você simplesmente não pode seguir assistindo ‘Os Simpsons’ por aqui.

O mesmo vai acontecer nos EUA. É uma questão de tempo.

 

A nova identidade da Disney

Com a aquisição da Fox, ‘Os Simpsons’ se tornaram uma espécie de “mascote” para a Disney, refletindo uma estratégia de marketing que busca integrar personagens icônicos em novas produções e eventos promocionais.

É também parte dos planos da Disney em atrair um público mais adulto para o novo Disney+, já que a audiência da série de animação é composta por, majoritariamente, espectadores mais velhos.

A Disney tem investido em curtas-metragens estrelados por Homer e sua família, mostrando uma tentativa de manter a relevância da série nas novas plataformas.

O grande problema de ‘Os Simpsons’ neste momento é o mesmo dos últimos anos: a pobreza criativa, que resulta em novos episódios desinteressantes.

O episódio ‘Ho ho. Santa Homer’ apresenta uma narrativa que remete aos tempos mais sombrios da série, onde enredos fantasiosos predominavam.

O foco no personagem Ned Flanders e sua busca por significado do Natal traz uma profundidade inesperada para o episódio, abordando temas como Deus, religião e fé de maneira séria e reflexiva.

Até acho interessante que ‘Os Simpsons’ trate de questões mais sérias de tempos em tempos, algo que se alinha com a perspectiva de uma audiência mais adulta.

Porém, não sei se é exatamente isso o que as pessoas querem ver na série. Tudo leva a crer que quem ainda vê Homer e Bart só quer sentar-se no sofá e desligar o cérebro, rindo de si mesmo e da própria idiotice.

 

O futuro de ‘Os Simpsons’ no streaming

‘Os Simpsons’ terá quatro novos episódios planejados exclusivamente para esta temporada na Disney+, e está mais do que evidente que a série é uma das prioridades dentro do serviço de streaming.

Se esses episódios forem bem recebidos pelo público, é provável que a Disney considere lançar temporadas mais curtas e com uma qualidade mais ajustada com o desejo da audiência, mas com estreias dedicadas à plataforma de streaming, abandonando a exibição na Fox.

Dessa forma, é a Disney seguindo uma tendência que está se estabelecendo rapidamente na indústria televisiva. Os serviços de streaming estão cada vez mais dominando o cenário, enquanto canais tradicionais perdem audiência e conteúdo para exibir.

Quando um fenômeno cultural como ‘Os Simpsons’ sobrevive aos efeitos do tempo e é utilizado como elemento para impulsionar a audiência no streaming, é difícil não pensar que a TV, tal e como conhecemos, deixou de ser a rainha do entretenimento doméstico.

Algumas pessoas simplesmente não contam com um aparelho de TV em casa, pois pode usar os serviços de streaming no smartphone, tablet ou computador.

E se no passado as pessoas reclamavam que ‘Os Simpsons’ passavam na Rede Globo em uma ordem totalmente aleatória (o que concordo), agora pagam (e caro) para seguir acompanhando as histórias da família mais vista da história da TV.

Sinal dos tempos.

Tudo muda nesse mundo.


Compartilhe