Compartilhe

The Mandalorian é uma série western espacial live action que está cativando os fãs de Star Wars, além de levantar muitas críticas positivas. E, é claro, está gerando muitos memes e GIFs na internet, como qualquer coisa que é popular nesse mundo.

Porém, nas últimas horas, uma polêmica surgiu em torno dos GIFs protagonizados pelo personagem que foi batizado pelos fãs como Baby Yoda: a Disney quer eliminar todos os GIFs do personagem da internet.

Por que?

 

via GIPHY

 

 

Tudo foi “uma confusão”

A jornalista Kathryn VanArendonk estava escrevendo um artigo sobre The Mandalorian para o site Vulture, e decidiu utilizar o GIPHY (plataforma para envio e produção de GIFs) para inserir alguns GIFs do personagem. Quando ela fez isso, recebeu um e-amil que informando que o conteúdo enviado para o site foi eliminado por motivos de direitos autorais.

 

 

Tal bloqueio despertou críticas na internet, com usuários se queixando da decisão do GIPHY. Horas depois, um porta-voz da plataforma entrou em contato com o site Comicbook para explicar que tudo isso foi “uma confusão”.

A remoção dos GIFs do Baby Yoda foram temporariamente retirados enquanto a situação era internamente revisada pelo GIPHY. No mesmo comunicado, o site pede desculpas à Disney e ao Vulture por qualquer inconveniente, e informa que os GIFs envolvendo o personagem estão de volta à plataforma.

Ou seja, a situação ainda está muito clara. Não foi informado se o GIPHY realmente recebeu algum tipo de comunicação por parte da Disney para que controlassem a publicação de GIFs relacionados com o Baby Yoda. E, nesse momento, a plataforma conta com vários GIFs do personagem.

 

 

 

 

Não será surpresa se for verdade

Não seria surpresa se a Disney decidisse retirar o Baby Yoda da internet em um uso não autorizado de imagem. A empresa tem um controle severo sobre a prática do uso das imagens de suas produções em diferentes mídias, e o movimento no GIPHY pode ser preliminar.

Nos próximos dias ou semanas, podemos ter um posicionamento oficial e definitivo da Disney sobre o tema, e muitos fãs podem ficar irritados com os resultados e a decisão que a empresa do Mickey pode tomar sobre o Baby Yoda.

Por outro lado, The Mandalorian já é muito popular, e o meme é uma das formas mais claras de indicar essa popularidade para o grande público. Se a Disney é esperta, vai deixar a galera da internet se divertir com o personagem que já desperta emoções diversas entre os fãs de Star Wars e da série.

E isso acontece sem ele ser oficialmente um Baby Yoda (não há confirmação evidente disso na série, por enquanto).

 

Via Vulture


Compartilhe