TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o WhatsApp teve problemas em 19 de janeiro de 2020? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Por que o WhatsApp teve problemas em 19 de janeiro de 2020?

Por que o WhatsApp teve problemas em 19 de janeiro de 2020?

Compartilhe

Pode não ter acontecido com você (comigo mesmo não aconteceu), mas certamente muitos usuários passaram por isso hoje. Durante boa parte do dia 19 de janeiro de 2020, o WhatsApp caiu de forma parcial.

O aplicativo permitia conexão e a troca de mensagens com os contatos, mas enfrentava problemas na hora de enviar conteúdos multimídia (fotos, vídeos, stickers e mensagens de áudio).

 

 

Vamos tentar explicar o que aconteceu

O site Downdetector mostra que o serviço começou a falhar em todo o mundo, indicando a falha no envio e recebimento de mensagens, mas sem ser específica na hora de apresentar onde o problema estava realmente acontecendo.

Quando esse tipo de problema acontece, o melhor lugar para descobrir a verdade é no Twitter. E lá, os usuários relatavam que o problema não era no envio geral de mensagens, mas sim nos conteúdos multimídia. Detalhe: a conta oficial do WhatsApp para alertar sobre os problemas na plataforma não é atualizada desde 2014. Logo, este não era o melhor canal para descobrir o real motivo para a queda.

Usuários de todo o mundo registraram o mesmo problema, e pouco sabemos sobre os reais motivos para isso. Por ser uma falha global do WhatsApp, a causa do problema pode pode ser em alguma ação manual no servidor da plataforma.

É claro que muita gente está fazendo piada disso no Twitter, principalmente com aquela clássica anedota do “todo mundo agora descobriu que o Telegram existe”. Mas parece que dessa vez as piadinhas vão perdurar por pouco tempo, pois no momento em que eu escrevo esse post já temos relatos que o WhatsApp está voltando ao normal, onde as pessoas aos poucos já conseguem novamente enviar conteúdos multimídia para os seus amigos.

Não é a primeira vez que o WhatsApp enfrenta esse tipo de problema. Algo semelhante aconteceu em julho de 2019, e também teve alcance global. Obviamente, chama a atenção de todos por envolver uma das principais opções da plataforma, ou uma das mais populares entre os usuários.

Obviamente, é esperado que o Facebook resolva por completo o problema em poucas horas. Se o conteúdo que você precisa enviar é realmente urgente, o conselho que fica é que você mande esse arquivo multimídia por outras formas ou plataformas (olá, Telegram).

Até agora, não há comunicado oficial sobre as causas do erro. Porém, repito que o WhatsApp está voltando ao normal nesse momento.


Compartilhe