Compartilhe

Pode não ter acontecido com você (comigo mesmo não aconteceu), mas certamente muitos usuários passaram por isso hoje. Durante boa parte do dia 19 de janeiro de 2020, o WhatsApp caiu de forma parcial.

O aplicativo permitia conexão e a troca de mensagens com os contatos, mas enfrentava problemas na hora de enviar conteúdos multimídia (fotos, vídeos, stickers e mensagens de áudio).

 

 

Vamos tentar explicar o que aconteceu

O site Downdetector mostra que o serviço começou a falhar em todo o mundo, indicando a falha no envio e recebimento de mensagens, mas sem ser específica na hora de apresentar onde o problema estava realmente acontecendo.

Quando esse tipo de problema acontece, o melhor lugar para descobrir a verdade é no Twitter. E lá, os usuários relatavam que o problema não era no envio geral de mensagens, mas sim nos conteúdos multimídia. Detalhe: a conta oficial do WhatsApp para alertar sobre os problemas na plataforma não é atualizada desde 2014. Logo, este não era o melhor canal para descobrir o real motivo para a queda.

Usuários de todo o mundo registraram o mesmo problema, e pouco sabemos sobre os reais motivos para isso. Por ser uma falha global do WhatsApp, a causa do problema pode pode ser em alguma ação manual no servidor da plataforma.

É claro que muita gente está fazendo piada disso no Twitter, principalmente com aquela clássica anedota do “todo mundo agora descobriu que o Telegram existe”. Mas parece que dessa vez as piadinhas vão perdurar por pouco tempo, pois no momento em que eu escrevo esse post já temos relatos que o WhatsApp está voltando ao normal, onde as pessoas aos poucos já conseguem novamente enviar conteúdos multimídia para os seus amigos.

Não é a primeira vez que o WhatsApp enfrenta esse tipo de problema. Algo semelhante aconteceu em julho de 2019, e também teve alcance global. Obviamente, chama a atenção de todos por envolver uma das principais opções da plataforma, ou uma das mais populares entre os usuários.

Obviamente, é esperado que o Facebook resolva por completo o problema em poucas horas. Se o conteúdo que você precisa enviar é realmente urgente, o conselho que fica é que você mande esse arquivo multimídia por outras formas ou plataformas (olá, Telegram).

Até agora, não há comunicado oficial sobre as causas do erro. Porém, repito que o WhatsApp está voltando ao normal nesse momento.


Compartilhe