whatsapp

Hoje, (quase) todo mundo usa o WhatsApp para se comunicar. Logo, não é surpresa ver o serviço caindo, e muita gente se inquietando com isso, expressando seus sentimentos no Twitter.

Mas… por que o WhatsApp cai?

A resposta está na encriptação ponta a ponta.

Na hora de enviar uma mensagem, o aplicativo a encripta e envia em um pacote fechado até o servidor na internet. Então, o servidor verifica o número do destinatário, e o procura no seu enorme diretório.

Uma vez localizada a pessoa, o pacote com a mensagem é enviada para o número de destino. Lembrando que o servidor não pode ler a mensagem dentro do pacote.

O servidor é uma parte extremamente importante do envio e recepção de mensagens. Quando o servidor falha ou cai, o WhatsApp simplesmente para de funcionar.

As falhas nos servidores podem ter várias causas, como saturação (enorme volume de mensagens enviadas), problemas de código e até superaquecimento dos equipamentos.

Além disso, quando o WhatsApp é atualizado, os servidores devem ser reiniciados para que algumas mudanças se tornem efetivas, e isso também resulta em queda no serviço.