Por que o Uber não oferece os motoristas mais próximos da sua localização? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o Uber não oferece os motoristas mais próximos da sua localização? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | Por que o Uber não oferece os motoristas mais próximos da sua localização?

Por que o Uber não oferece os motoristas mais próximos da sua localização?

Compartilhe

É um dos grandes mistérios modernos da humanidade, e uma das perguntas que a imensa maioria dos usuários do Uber se perguntam de tempos em tempos: por que o serviço de transporte particular não coloca carros tão próximos dos passageiros para iniciar as corridas?

A grande maioria das decisões tomadas pelo aplicativo Uber são gerenciadas por um algoritmo, e uma dessas decisões é emparelhar motoristas dos seus passageiros. Tudo depende de um cálculo complexo envolvendo a sua localização, a localização dos motoristas e dos demais usuários na região solicitando viagens na sua região.

 

 

No que o Uber se baseia para indicar um motorista?

Quando você abre um aplicativo, normalmente aparece um tempo estimado para que um motorista possa chegar na sua localização. Porém, não é incomum que, no momento de emparelhar motorista e passageiro, você acabe se deparando com um motorista que está muito longe de você.

Por que isso acontece? Pois bem, existe uma explicação lógica.

O aplicativo de transporte trata todos os seus usuários da mesma forma, sem ter preferência por nenhum deles. Logo, as viagens são decididas com base de um algoritmo que analisa o seguinte:

Se você pede um Uber ao mesmo tempo que alguém no mesmo bairro (algo que, com certeza, acontece com muita frequência), talvez você acabe pegando um motorista a dois minutos de distância, e a outra pessoa pode ficar com um condutor que está a 15 minutos de distância.

Ou exatamente o contrário.

Logo, o que o aplicativo faz é escolher o motorista que está a dois minutos de você do que para outra pessoa, se isso for mais conveniente para o próprio aplicativo. Ao mesmo tempo, o app vai procurar um motorista para que a outra pessoa espere por apenas 4 minutos, o dobro do tempo inicial.

Desse modo, todos ganham, exceto quando a pessoa tem muita pressa. Como pode ver, tudo nessa vida tem uma razão de ser, especialmente as decisões que os algoritmos tomam.


Compartilhe