Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que o teclado virtual coloca espaços automaticamente nos textos digitados?

Por que o teclado virtual coloca espaços automaticamente nos textos digitados?

Compartilhe

Os teclados virtuais revolucionaram a nossa forma de interagir com o smartphone. Eu mesmo cheguei a pensar que não seria assim, pois adorava o teclado físico do meu BlackBerry. Mas o tempo mais uma vez atuou como o senhor da razão, e mostrou que o negócio mesmo era digitar em uma tela touch.

Demorou um pouco, mas os teclados virtuais evoluíram, se tornaram onipresentes e hoje são a referência para quem quer digitar em um smartphone. Mas uma coisa que poucos se perguntaram sobre é: por que sempre aparece um espaço depois de digitar algo neste tipo de teclado, sem sequer precisar pressionar a barra de espaço.

Neste post, temos algumas respostas.

 

 

 

Isso é um truque

Tempo é dinheiro neste mundo, meus amigos. E os fabricantes de smartphones querem que você ganhe tempo na hora de digitar mensagens no WhatsApp ou textões no Instagram.

Por isso, o único motivo racional para explicar a inclusão de um espaço de forma automática nos textos que você digita todos os dias no smartphone é: fazer você ganhar tempo no processo.

Na grande maioria dos teclados virtuais, essa é uma configuração que está ativa como padrão, e não tem nada a ver com algum tipo de erro ou falha de software. O recurso está ativo automaticamente para ajudar o usuário na redação de textos no smartphone.

Dessa forma, você pode escrever frases e textos completos com menos toques na tela, o que representa no final das contas um ganho de tempo na redação dos textos e até mesmo uma fadiga menor no uso do dispositivo.

Esse comportamento está presente em praticamente todos os principais teclados virtuais para Android e iOS, incluindo os teclados padrão de muitas plataformas, como o Gboard ou o Swiftkey. Mas não precisa ficar irritado ou incomodado com essa configuração, pois ela pode ser alterada se assim você desejar.

 

 

 

Como desativar o espaço automático no teclado virtual

A má notícia é que os teclados padrão do Android e do iOS não permitem alterar essa configuração padrão de espaçamento automático no teclado virtual. O máximo que você pode fazer é não usar as palavras sugeridas pelo software, e decidir manualmente quando você vai precisar ou não de um espaço ao longo do texto.

Felizmente, você não precisa lidar com um software que tem um comportamento diferente daquele que você deseja. No caso do teclado virtual padrão do Android, o Gboard, existe uma forma de suspender todas as sugestões que o software oferece na hora de redigir textos.

Faça o seguinte:

  1. Entre em um aplicativo que precisa do teclado virtual para funcionar.
  2. Toque no ícone de Ajustes.
  3. Entre no item de Correção Ortográfica.
  4. Desmarque a opção de sugestões da próxima palavra.

Dessa forma, quando você tocar na palavra sugerida pelo software, você está apenas sugerindo o uso daquele termo, mas sem avançar para a sugestão da próxima palavra para a redação do texto. Dessa forma, você elimina a inclusão do espaço automático durante a redação do texto.


Compartilhe