Por que o SSD ou disco de estado sólido é melhor (e qual modelo comprar em 2019) | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o SSD ou disco de estado sólido é melhor (e qual modelo comprar em 2019) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que o SSD ou disco de estado sólido é melhor (e qual modelo comprar em 2019)

Por que o SSD ou disco de estado sólido é melhor (e qual modelo comprar em 2019)

Compartilhe

O crescimento dos discos SSD ou de estado sólido é notado por todos, e os HDs mecânicos estão entrando em desuso gradativamente. Diante desse crescimento, a tecnologia ao seu redor teve que crescer também. Hoje, existem diferentes opções de armazenamento com várias alternativas preços. Além disso, nem todos contam com a mesmas necessidades, e atualizar um PC é diferente de montar um PC gaming.

 

 

Mas… o que é o armazenamento SSD?

 

 

O SSD é um tipo de “disco rígido” que não é um disco. É um grupo de memórias Flash NAND, como um pendrive, agrupados para oferecer grandes capacidades. A grande diferença é que o SSD é otimizado para a leitura e gravação, da mesma forma que um HD tradicional.

 

 

Por que um SSD é melhor que um HD?

 

 

Principalmente por ter uma velocidade maior, o que resulta de imediato um melhor desempenho para o PC. As unidades SSD são muito mais rápidas que um HD, o que melhora a muito a eficiência dos equipamentos.

Mas isso não quer dizer que um HD é, de forma inerente, pior que um SSD. A grande vantagem do HD é o seu preço por GB, entregando muito mais armazenamento por um menor preço. É mais lento, mas é muito mais barato e útil para tarefas específicas.

 

 

Configurações especiais

 

Não faz muito tempo que um SSD de alta capacidade era muito caro, e a configuração ideal era híbrida: um SSD pequeno para boot e sistema operacional, e um HD (ou vários) para armazenamento.

Hoje, os preços se democratizaram, e um SSD de 500 GB custa bem menos. É possível hoje configurar dois ou mais discos em RAID 0 e ter gigabytes de sobra para qualquer finalidade.

No caso dos notebooks, que usam peças menores, um SSD é ideal, onde o uso desse item em um portátil antigo entrega resultados espetaculares em computadores com até sete anos de vida.

 

 

SSD M.2? SSD SATA? ou SSD NVMe?

 

 

O SSD M.2 recebe placas de, no máximo, uma polegada e meia de largura, é o mais utilizado do mercado. Esse formato pode ser apresentado nas versões SATA ou NVMe. A diferença entre as duas versões está, de novo, na velocidade: o padrão SATA é rápido, mas não tão rápido quanto usar uma porta PCIe de forma direta. Isso limita a velocidade máxima a ser alcançada por um disco SSD SATA.

Já as unidades NVMe (Non-Volatile Memory Express) são muito mais rápidas e sem limitações. Já o SATA é como ter um motor de Ferrari, mas sempre andar com o freio de mão puxado.

O grande ponto a favor do SATA? O preço: um SSD NVMe é muito mais caro. Mas… por que usar a porta M.2 com um disco lento quando podemos desfrutar da velocidade?

Então… qual comprar?

Vamos por partes…

 

 

2.5″, melhor relação custo/benefício; Crucial BX500

 

 

É o SSD que “ressuscita mortos”. É um disco de alta qualidade, bons materiais e um preço abaixo da média. Uma unidade de 480 GB pode recuperar um notebook antigo sem maiores problemas.

Este é um disco multifacetado: pode ressuscitar laptops antigos ou se a base de um modelo novo e potente sem problemas. Sem falar que é um SSD durável, resistente e confiável. E com preços muito atraentes. \

 

 

2.5″, melhor qualidade: Intel 545s Series

 

 

É o mais seguro que você pode encontrar nesse formato. Fabricado pela Intel para suportar padrões exigentes, é perfeito para soluções mais profissionais, como equipamentos onde a redundância e a codificação são fundamentais.

Além de contar com uma série de sensores para monitorar o seu estado, este disco suporta codificação AES-256. O melhor exemplo de uso seria com um RAID-1 para proteger dados críticos. Seu único problema é o preço: custa quase o dobro da opção anterior, com o mesmo armazenamento.

 

 

M.2 NVMe, melhor relação custo/benefício: Samsung 970 EVO Plus

 

 

Um dos melhores SSDs de 2019, possui qualidade, desempenho e preços superiores em relação aos seus rivais. É incrivelmente veloz e essa versão Plus é mais rápida e mais barata que a sua antecessora.


Compartilhe