Depois do que aconteceu com o Samsung Galaxy Note 7, tudo é possível. Desde então, muitas pessoas se preocuparam com a possibilidade de explosões nos dispositivos.

E, de fato, isso pode acontecer com qualquer smartphone, independente da marca. E o principal cuidado deve ser com a bateria.

Por que o seu smartphone pode explodir?

Se você cuida da bateria do seu telefone, ela é sua melhor amiga. Mas se você é um descuidado, o potencial de desastre aumenta. E pode aumentar para você nesse momento. Já produzimos vários posts sobre métodos de proteção de bateria, mas agora vamos ser mais específicos para reduzir os riscos de explosão do smartphone.

Os motivos pelos quais isso acontece (em muitos casos, mas não em todos) estão nos cristas que se acumulam em sua bateria, especialmente nas baterias de íons de lítio (como as atuais), quando elas se sobrecarregam e não são cuidadas como devem ser, provocando o superaquecimento do equipamento.

Como evitar a explosão do seu smartphone?

Outros motivos podem resultar no pior, como quedas, o uso enquanto o dispositivo está conectado no carregador, uma sobrecarga elétrica e a exposição a altas temperaturas.

Ao recarregar o seu telefone, evite fazer isso em locais que não são bem ventilados (mochilas, bolsas, em cima da cama, etc), não utilize carregadores piratas e observe se o dispositivo está com uma temperatura acima do normal, dando um descanso para ele esfriar. Ou recarregue o smartphone desligado.

Um telefone em mau uso pode ser uma bomba relógio ambulante, literalmente. Logo, cuide disso com atenção, para conservar a sua bateria saudável por mais tempo.