Compartilhe

Um smartphone explodindo era uma lenda urbana até o Galaxy Note 7 chegar no mercado e começar a fazer estragos ao redor do mundo, causando danos materiais em alguns casos. De lá para cá, todo mundo entendeu que isso pode acontecer com qualquer smartphone, independente da marca.

Nesse post, vamos explicar por que o seu smartphone pode explodir, e como você pode evitar que isso aconteça.

 

 

Por que um smartphone pode explodir?

A bateria do seu smartphone pode ser a sua melhor amiga, desd eque você cuide bem dela. Mas se você maltrata a coitada, tudo pode acabar em desgraça.

Alguns cristais malévolos chamados dendritas podem se formar em sua bateria, mais especificamente nas baterias de íons de lítio (as atuais), causando uma sobrecarga de energia, o superaquecimento do equipamento, que resulta em BUM!

 

 

Como evitar que o seu smartphone venha a explodir?

Bom, existem outros motivos para um smartphone explodir. A seguir, a lista dos mais comuns:

– Uma queda
– Usar enquanto o mesmo está conectado na rede elétrica
– Uma sobrecarga elétrica
– Exposição a altas temperaturas como o interior de um carro sob o sol direto (o seu smartphone não suporta mais de 50 graus Célsius)

 

 

Agora, tem algumas coisas que com certeza você já sabe que não deve fazer, mas continua fazendo porque adora viver perigosamente. E, ao menos que você queira mesmo ficar sem o seu smartphone (ou sem mão), é melhor evitar:

– Carregar o smartphone sobre locais abafados (dentro de mochila, bolsa, sobre a cama, etc), para evitar o superaquecimento.
– Por favor… POR FAVOR não use carregadores piratas. São de péssima qualidade, e essa é uma péssima ideia.
– Verifique se o seu smartphone fica muito quente enquanto está carregando. Isso é normal, até um certo ponto. Se você notar que o aquecimento é acima do normal, deixe o dispositivo descansando um pouco até que a temperatura abaixe, e volte a recarregar o telefone. Se ele voltar a aquecer, carregue o dispositivo desligado. Se ainda assim ele ficar quente demais, chame os bombeiros.
– Não recarregue o smartphone perto de estufas, fornos, botijões de gás ou objetos inflamáveis similares.

A gente não quer assustar você, mas é fato: um smartphone mal cuidado pelo usuário pode ser uma verdadeira bomba relógio. Literalmente. Logo, é melhor cuidar do seu dispositivo e conservar a sua bateria para ela durar mais tempo.


Compartilhe