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Por que o PS5 Pro também não é um console 4K?

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E se eu te contar que Sony (muito provavelmente) está fazendo de novo?

O PS5 Pro, que custa lá fora US$ 699, promete entregar uma experiência de jogo focada no desempenho combinado com a qualidade gráfica. Na prática, quer entregar tudo o que a Sony não cumpriu com o PS5.

Porém, há quem diga que as chances de o PS5 Pro entregar tudo o que a Sony prometeu são um pouco reduzidas. Ou pelo menos distantes de uma realidade prática.

O Digital Foundry publicou um vídeo exclusivo para os seus assinantes no Patreon dissecando o novo console, e concluem que o PS5 Pro também não vai rodar os games em 4K a 60 FPS.

Pelo menos não sem a ajuda da Inteligência Artificial.

 

Onde está o problema dessa vez?

É uma renovação intergeracional que não substitui o PS5, pra começo de conversa. Os dois consoles vão coexistir, o que significa que a esmagadora maioria dos jogos vão rodar nos dois consoles por um bom tempo.

A Sony posiciona o PS5 Pro como uma “alternativa premium” ao PS5, entregando as seguintes vantagens:

  • Fim dos modos de Qualidade e Desempenho, já que os jogos vão rodar a 60 FPS de forma prioritária.
  • Maior desempenho com o ray tracing.
  • Upscalling inteligente via PSSR.

A Sony reconhece que a maioria não quer jogar a 30 FPS com gráficos melhores, de modo que o PS5 Pro basicamente descarta essa opção.

Até aí, tudo bem.

O problema é que nenhum jogo que a Sony apresentou no vídeo de demonstração do PS5 Pro pode realmente ser executado em 4K nativo a 60 FPS. Sempre será com a ajuda (ou melhor, gambiarra) do PSSR.

Para entregar a fluidez desejada, ainda é necessário reduzir a resolução dos jogos. O que, de novo, coloca a Sony em uma posição altamente questionável em relação às informações e conceitos apresentados na demonstração.

Exemplos do que estou falando (jogos no PS5 Pro em modo Desempenho, usando a PSSR para uspcalling em 4K):

  • The Last of Us Parte II: 1440p @ 60 FPS
  • Ratchet & Clank: Rift Apart: entre 1440p e 1800p @ 60 FPS
  • Alan Wake 2: 864p @ 60 FPS ou 1260p @ 30 FPS (os mesmos números do PS5, mas com upscalling via PSSR para receber o ray tracing)
  • Hogwarts Legacy: seus números não foram revelados, mas o ray tracing no PS5 Pro ainda tem muito ruído de imagem. Sabemos que o jogo roda a 30 FPS desse jeito.
  • Gran Turismo 7: o ray tracing no jogo é gerado com um quarto da resolução da tela, renderizando em 1188p para só depois chegar ao 4K com o PSSR. Sem o ray tracing, o jogo pode alcançar o 4K nativo.
  • Dragon’s Dogma 2: parece rodar a 60 FPS com PSSR.
  • Assassin’s Creed Shadows: 864p @ 60 FPS, com upscalling para rodar em 4K.

 

Na prática…

O PS5 Pro está bem longe de rodar a grande maioria dos seus jogos em 4K nativo a 60 FPS, tal e como deu a entender na sua apresentação.

Isso vai acontecer com a ajuda da Inteligência Artificial do PSSR, e me arrisco a dizer que esses recursos só existem para realizar o upscalling de imagens e melhorar um pouco o resultado final com o ray tracing.

Não vejo absolutamente nada com isso, desde que a Sony não cobrasse do cliente um preço absurdo e deixasse mais claro que esses recursos contam com algumas limitações práticas.

O upscalling proposto no PS5 Pro pode sim entregar uma qualidade de imagem superior ao AMD FSR presente no PS5, mas ainda inferior ao DLSS da NVIDIA.

Desse modo, dá sim para esperar uma maior nitidez e estabilidade de imagem, além de uma preservação de pequenos detalhes nos elementos gráficos no PS5 Pro.

Mas… o quanto isso vai impactar na sua experiência gaming na prática?

Muitos afirmam que não teremos mudanças tão significativas na qualidade gráfica dos jogos, o que torna a missão da Sony em justificar o preço obsceno do PS5 Pro ainda mais complicada.

De novo: as melhorias de performance não estão aqui para necessariamente melhorar o desempenho dos jogos ou aumentar a fluidez gráfica, mas para justificar a existência do PSSR no PS5 Pro.

E isso não é o suficiente para um console de videogames custar US$ 699, na minha modesta (porém, relevante) opinião.

 

Via MuyComputer


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