TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o ‘packaging’ virou moda? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Variedades | Por que o ‘packaging’ virou moda?

Por que o ‘packaging’ virou moda?

Compartilhe

Eu sempre guardei as embalagens dos produtos de tecnologia que compro, mas reconheço que nem todo mundo faz isso.

Agora, o packaging virou uma moda: as pessoas passaram a guardar e colecionar as embalagens dos produtos eletrônicos, como se fosse um grande troféu a se manter em casa ou no escritório.

O que está acontecendo? As pessoas passaram a guardar papel “inútil” em casa quando deveriam simplesmente reciclar ou descartar de forma minimamente adequada? Ou estamos diante de mais um modismo que não deve ganhar força com o passar do tempo?

Vamos tentar entender tudo isso a partir de agora.

 

 

 

A caixa é parte do produto

Essa afirmação acima vale para a teoria e para a prática de uso do produto.

Em teoria, o produto comercializado por uma marca ou empresa precisa ser enviado para o usuário em uma caixa. E quando precisamos enviar esse dispositivo de tecnologia para uma assistência técnica, normalmente ele é enviado na própria caixa do kit de venda.

Algumas empresas só aceitam a devolução de um produto quando o dispositivo é despachado a partir da embalagem original, e esse é mais um claro indício que reforça a teoria sobre a importância deste aspecto material para o produto que é comercializado para os usuários.

Sem falar que, em alguns casos muito específicos, o unboxing do produto é uma experiência muito superior e interessante. Como no exemplo do OnePlus One (2014), que tinha um bom gosto no design da caixa, deixando o dispositivo em primeiro plano e os acessórios em diferentes compartimentos.

Quem pensa em revender o smartphone ou o dispositivo eletrônico no futuro acaba guardando a embalagem para agregar valor ao produto. E isso pode ser algo relativo, pois algumas pessoas simplesmente não ligam para este item do produto. Mas os resultados sempre podem variar, dependendo da perspectiva de cada usuário.

 

 

 

Vivemos a era do unboxing

A paixão pelas embalagens de produtos de tecnologia foi impulsionada pelos vídeos de unboxing, ou seja, o processo de abertura da caixa de algum produto para mostrar o primeiro contato com ele.

Alguns canais de vídeos do YouTube são muito populares fazendo apenas essa parte do processo, sem se preocupar com o review do dispositivo, por exemplo. E esse tipo de vídeo hoje faz parte da cultura tech.

Esse tipo de vídeo pode ajudar quando (por exemplo) vamos devolver um produto e queremos colocar todos os itens na caixa de forma correta, como estavam originalmente. E isso pode ser algo mais complicado do que parece para algumas pessoas.

 

 

 

Embalagens mais ecológicas

O packaging tem como principal objetivo reforçar a identidade de um produto, mas também pode assumir uma consciência ecológica maior e mais apurada.

Por exemplo, a Apple reduziu a espessura da caixa do iPhone 12 (ao não incluir o carregador e os fones de ouvido no kit de venda) e do iPhone 13 retirou o plástico protetor para evitar despejar toneladas deste material no ambiente.

Tudo isso tem um efeito positivo junto ao usuário, que acaba se interessando na embalagem do produto mais do que poderíamos imaginar.

 

 

 

Por que guardar a caixa de um produto?

O primeiro e principal motivo é que este item faz o valor de revenda acabe subindo, e isso acontece em diferentes mercados globais (incluindo o Brasil). Outro motivo é para manter o período de garantia, pois em caso de problemas com o produto, você não terá muitas dificuldades em preparar o dispositivo para realizar o envio para uma eventual manutenção.

Sem falar que a nostalgia e a decoração são outros fatores que motivam os usuários a manter as caixas dos dispositivos consigo. Muitos produtores de conteúdo e fãs de tecnologia usam essas embalagens para decorar determinados espaços em casas, escritórios ou estúdios para gravação de vídeos.

Alguns fabricantes realizaram coisas incríveis com as embalagens de produtos. A ASUS, por exemplo: criou uma caixa que se transformava em um suporte para o notebook, sem falar nas caixas de smartphones que eram verdadeiros baús tecnológicos incríveis.

Neste caso, o processo de unboxing se beneficia de forma considerável com toda essa criatividade apresentada.

 

 

 

Nem sempre faz sentido guardar as caixas dos produtos

Para os produtos que são muito baratos ou que sabemos que não serão revendidos, guardar a embalagem desse item não faz muito sentido, muito menos é algo recomendável.

É claro que você deve guardar a embalagem dos produtos por alguns dias para se prevenir sobre qualquer caso de problema técnico que venha a aparecer, ou para os casos de devolução do dispositivo em caso de compra por arrependimento.

Fora isso, grandes caixas podem ser desconfortáveis e irritantes, ocupando muito espaço e não agregando absolutamente nada ao produto ou ao seu ambiente. E nesses casos, é muito melhor devolver o produto adquirido.


Compartilhe