TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o Modo Escuro está ativando sozinho? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que o Modo Escuro está ativando sozinho?

Por que o Modo Escuro está ativando sozinho?

Compartilhe

O Modo Escuro chegou ao mundo de muitos usuários no Android 10, e foi motivo de festa. Porém, esse mesmo modo está representando enormes dores de cabeça para outros tantos. Por que? Porque este modo está ativando sozinho nos smartphones desses usuários.

Eis mais um mistério da tecnologia moderna que precisa ser desvendado.

Neste post, explicamos por que isso está acontecendo, e como você pode resolver o problema. E o #SPOILER da vida aqui é: você não está ficando maluco, e isso não é um episódio do Além dia Imaginação.

 

 

 

Você não programou o Modo Escuro para ativar sozinho?

 

 

Alguns smartphones oferecem a possibilidade de ativação do Modo Escuro de forma automática em um determinado horário do dia (normalmente durante a noite), e não é algo incomum que o dispositivo tenha ativado esse modo automaticamente.

Ou até mesmo que o usuário tenha configurado esse modo, mas se esqueceu disso. Ou você se lembra do que almoçou em 17 de janeiro de 2021, o mesmo dia que recebeu o smartphone e decidiu ativá-lo pela primeira vez?

Logo, vale a pena consultar as configurações do Modo Escuro para descobrir se ele não está se ativando sozinho. Se não for o caso, continue a ler este post.

 

 

 

Isso acontece em todo o sistema operacional?

 

 

O Modo Escuro pode não funcionar em determinados aplicativos de terceiros. Basta o desenvolvedor decidir que não quer adotá-lo, ou algum empecilho técnico impede que este padrão de cores seja ativado no aplicativo.

Se o problema é pontual, ou seja, apenas alguns aplicativos estão ativando o Modo Escuro, vale a pena conferir as configurações deste aplicativo em questão e verificar se existe algum ajuste que está provocando esse comportamento.

Agora se a mudança de esquema de cores está acontecendo em todos os aplicativos do sistema operacional, não tem jeito: o negócio é ver o que está acontecendo no seu Android, verificando os ajustes do sistema e, se nada for detectado lá, buscar algumas das opções disponíveis neste post para contornar o problema.

 

 

 

As possíveis soluções

 

 

A primeira coisa que você deve fazer é verificar se o modo de economia de energia está ativo, pois ele faz com que o Modo Escuro seja ativado automaticamente para (justamente) economizar bateria ao reduzir a emissão de luz branca da tela.

Se você não se preocupa em ficar sem bateria no smartphone, desativar o modo de economia de bateria pode resolver a questão do Modo Escuro. Mas faça isso por sua conta e risco.

Também vale a pena apagar o cache e os dados armazenados pela launcher do sistema. Alguns resquícios de software podem resultar em um conflito com a configuração do Modo Escuro, o que faz com que o esquema de cores seja alterado de forma aleatória.

Outra alternativa que pode resolver o problema até parece ser algo contraditório, mas acaba sendo eficiente: forçar a adoção d Modo Escuro pelo smartphone.

Esse é um item que está escondido nas opções para desenvolvedor do Android, dentro do menu secreto que aparece quando tocamos várias vezes no número de compilação do software instalado no smartphone. Se o item Forçar o Modo Escuro estiver ativo, basta desativá-lo.

Agora, se você tentou todos os passos acima e nada deu certo, não resta outra alternativa a não ser realizar uma restauração do smartphone para as configurações de fábrica. É o último recurso, mas é o que normalmente funciona quando tudo dá errado no dispositivo.

Provavelmente alguma configuração está em conflito no dispositivo, e isso está resultando em um acionamento forçado do Modo Escuro. Também existe a possibilidade de algum vírus ou malware estar cruzando o caminho das configurações do dispositivo, e o resultado pode ser essa anormalidade.

Lembrando que restaurar o smartphone significa deixá-lo com as configurações de fábrica, apagando todos os dados pessoais armazenados nele. Logo, faça um backup completo dos seus dados antes de realizar o procedimento.


Compartilhe