TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o meu smartphone continua com o Android 12? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que o meu smartphone continua com o Android 12?

Por que o meu smartphone continua com o Android 12?

Compartilhe

Eu sei que você e muitos usuários de smartphones Android estão neste momento muito irritados ao constatarem que o seu smartphone ficou preso no sistema operacional Android 12 em tempos em que o Android 13 é uma realidade teórica.

E eu também acredito que muitos usuários estão procurando por motivos ou explicações para tal fenômeno acontecer, já que os culpados estão bem definidos a algum tempo: o Google e os fabricantes de telefones.

Muitos estão se perguntando quando o Android 13 vai chegar aos seus dispositivos, ou se já podem desistir de receber essa atualização. Neste artigo, vou responder com detalhes aos questionamentos dos mais aflitos.

 

O Android 12 trouxe novidades, mas precisa ser substituído

O Android 12 trouxe algumas novidades bem interessantes para a maioria dos usuários, onde a principal delas é a interface Material You, o que deu uma renovada na estética do sistema operacional do Google.

Além disso, o Android 12 entregou novas permissões e ajustes de privacidade, um novo histórico de notificações e widgets reformulados. Ou seja, é uma versão que agregou interessantes novidades ao sistema operacional.

Porém, o Android 13 agrega melhorias aos novos recursos, além de corrigir problemas detectados no Android 12. Ou seja, mesmo que não adicione mudanças estéticas muito significativas, é uma versão que é esperada pelos usuários pelas mudanças relevantes que oferece em um sentido mais amplo.

Então… por que o Android 13 está demorando tanto para chegar aos dispositivos dos usuários?

Até mesmo os telefones top de linha ou premium levaram tempo demais para receber essa atualização.

Por que isso aconteceu?

 

O Android 13 se fez de rogado

São vários os fatores que podem determinar a ausência de uma atualização para um smartphone Android.

O primeiro fator é o tempo de vida do dispositivo. Os fabricantes oferecem um número específico de atualizações do sistema operacional em função da categoria de cada telefone, mas a grande maioria dos dispositivos recebe 2 anos de grandes atualizações para os modelos de entrada ou linha média, e até 3 ou 4 anos de atualizações para os telefones top de linha ou premium.

Ou seja, se você tem um telefone com preço reduzido com 3 ou mais anos de uso, ele muito provavelmente não vai receber o Android 13 de forma oficial.

Por outro lado, para aqueles modelos que ainda estão na janela de elegibilidade par ao Android 13, a demora se dá por conta do fabricante, que não dá conta de adaptar o sistema operacional para o seu modelo em específico.

Neste caso, tudo o que você pode fazer é esperar pacientemente e verificar periodicamente se o Android 13 está disponível para o seu telefone. Verifique nas redes sociais, em fóruns especializados ou até mesmo na página web de suporte ou comunidades do fabricante em questão para obter maiores informações sobre o assunto.

 

Atualização para o Android 13 é considerada uma “missão impossível”

A má notícia que eu tenho para passar para a maioria dos usuários é uma regra indigesta: se até o momento presente (segunda quinzena de janeiro de 2023) o seu smartphone não recebeu o Android 13, é sinal que muito provavelmente esse dispositivo não será atualizado.

Isso acontece porque o plano de atualizações do Google está chegando na sua fase final, e casos específicos de problemas na otimização da capa de personalização impedem a adoção do Android 13 em alguns dispositivos.

Para esses casos, tudo o que resta é comprar um smartphone novo que já conta com o Android 13. Ou seja, dispositivos que foram lançados pelo menos em 2021 e 2022. Caso contrário, você vai entrar em outro problema sério: a possibilidade de jamais receber a atualização para o Android 14.

E você não vai querer jogar dinheiro fora ao se ver obrigado a trocar de telefone de novo em um curto espaço de tempo, não é mesmo?


Compartilhe