Por que o meu PS5 emite mais ruído que os outros? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | Por que o meu PS5 emite mais ruído que os outros?

Por que o meu PS5 emite mais ruído que os outros?

Compartilhe

O PS5 chegou ao mercado, e os seus felizes compradores “pioneiros” (ou early adopters, para aqueles que gostam de um inglês desnecessário) estão desfrutando sentimentos distintos. Por um lado, a satisfação em jogar os games da nova geração de consoles antes de todo mundo. Por outro lado, o incômodo em descobrir as surpresas escondidas nesse console, que nem sempre são surpresas agradáveis.

Algo absolutamente normal para qualquer dispositivo de tecnologia. Todo early adopter vai passar por isso na vida, e este é o preço que se paga por decidir apostar em um dispositivo ou serviço que ainda vai amadurecer. Todos que aceitam esta condição passa por isso. Eu, inclusive: me pergunte depois como é ser um passageiro de primeira viagem em serviços como Claro Box TV e DirecTV GO.

No caso do PS5, algo bem peculiar está acontecendo em algumas unidades do novo console da Sony: um ruído acima do normal e do desejado. E você, que adquiriu o produto na primeira leva, pode ser um dos “premiados” com esse comportamento tão peculiar e irritante.

 

 

 

O que está acontecendo?

 

 

O site francês Les Numériques é quem aborda o problema de forma mais clara, e mostra como os proprietários do PS5 podem identificar se a unidade que está em sua casa pode apresentar esse comportamento indesejado.

Comparado com o PS4 Pro, a Sony entrega uma boa evolução no PS5 no que se refere ao ruído no console quando alguns títulos são executados. Os japoneses se esforçaram bastante em entregar no console de nova geração um produto mais silencioso. Porém, o site francês detectou que algumas unidades do produto são mais barulhentas que as outras, e decidiu desmontar os consoles com comportamentos diferentes para descobrir o que está acontecendo.

E… sim… existem diferenças surpreendentes entre as unidades do PS5.

Os ventiladores instalados no PS5 são diferentes, tanto no modelo como na forma e densidade das hélices. E esse elemento é o que determina a emissão de ruído em diferentes intensidades. Agora, não me pergunte por que a Sony fez isso, pois não faço a menor ideia e, até onde sabemos, os japoneses não se pronunciaram sobre o assunto.

Repare nas fotos publicadas neste post como os ventiladores detectados nas duas unidades do PS5 são claramente diferentes nas espessura e no design das hélices.

 

 

Rodando o mesmo jogo, a versão mais silenciosa do PS5 emitia 39 dB de ruído, enquanto que o mais barulhento entregava 43 dB. Nos números, não parece ser muita coisa ou uma diferença tão grande, mas na prática, marca bem a diferença entre o inaudível e o audível.

Várias unidades do PS5 foram analisadas, e a mesma diferença entre os modelos de ventiladores foi detectada. E a única forma de saber qual é o estado do seu videogame nesse aspecto é abrindo uma das laterais do produto. Tal informação não aparece de forma clara em nenhum lugar (caixa, manuais físicos ou virtuais, sites de venda, site oficial, etc).

Não é algo ilegal ter tipos de ventiladores diferentes em um mesmo produto. Até porque a Sony não prometeu entregar “rigorosamente o mesmo produto em todas as unidades comercializadas”. Mesmo assim, pega mal. Muita gente vai reclamar desse ruído a mais vindo do seu videogame de última geração.

Ou não vai dar a mínima para isso, e vai seguir jogando Spider-Man: Miles Morales como se nada estivesse acontecendo.

 

 

Via Les Numériques


Compartilhe