Por que o meu PC está fazendo um barulho estranho?

Compartilhe

Eu uso notebook desde 2005 (pelo menos), e não me lembro mais dos ruídos que normalmente ouvia em computadores desktops. Mas sei que são zumbidos ou ruídos metálicos que aparecem mesmo quando não estamos trabalhando com o PC.

Não é algo tão estranho assim, pois acontece com quase todos os equipamentos. Porém, alguns desses ruídos podem indicar problemas mais sérios com o hardware do PC, e você precisa identificar um barulho normal de um barulho problemático.

E é para isso que esse post serve. Inicialmente, a maioria dos barulhos emitidos pelo computador não precisam receber tanta importância, já que não chegam perto do barulho de um ventilador dentro dos antigos gabinetes. São sons mais leves e arrítmicos em alguns casos.

Dito isso, vamos entender por que os barulhos mais estranhos no computador existem, e o que podemos fazer nesses casos.

 

 

 

Os barulhos estranhos no computador

 

Se o seu PC emite um som semelhante ao de riscar alguma coisa na parede, ou de contato de peças metálicas ou fricção, pode ser o HD mecânico que está passando a agulha de leitura pela sua placa magnética. Ouvir esse barulho de vez em quando é algo normal, mas se ele se tornar contínuo e corriqueiro, faça um backup dos seus dados, pois o HD pode estar em processo de morte.

Se o som é similar ao de uma bobina, como um ruído elétrico, pode ser a fonte de alimentação ou a placa gráfica se manifestando. A corrente elétrica pode emitir uma espécie de “gemido” ao passar pelas bobinas quando está funcionando com maior intensidade. Este som não é um sintoma de maiores problemas.

Já o zumbido é o ruído mais comum e identificável. É uma espécie de ventilador girando em alta potência. Se você exige mais do computador, ele aquece e o ventilador de resfriamento funciona mais rápido. E isso também não é algo ruim.

Porém, se o ventilador está funcionando loucamente o tempo todo, é preciso verificar se o equipamento não está em um local muito quente, ou se você não está executando muitos programas ao mesmo tempo.

Para quem escuta um traqueio ou traque, é preciso verificar os motivos para um som tão peculiar. Pode ser uma peça fora do lugar ou mal instalada. Se esse equipamento for um desktop e você possui os devidos conhecimentos informáticos, vale a pena desmontar o equipamento e verificar se não há nenhuma peça solta ou mau encaixada. Isso normalmente acontece com os antigos ventiladores, mas pode indicar problemas mais sérios em equipamentos mais novos.

Por fim, se o seu computador começa a apitar antes de carregar o sistema operacional, é sinal que uma bomba relógio está instalada dentro dele. Chame as autoridades o quanto antes.

Calma. Estou brincando.

O problema pode estar na BIOS. Entre nela e verifique se está tudo bem. Se necessário, realize as modificações necessárias e pertinentes.

É importante deixar claro que não existe um guia universal sobre a detecção de sons estranhos no computador (e suas respectivas soluções). Porém, na maioria dos casos, vale a pena consultar o manual da placa-mãe. E, e muitos casos, a solução dos problemas pode sair do controle do usuário médio, por causa do conhecimento exigido. Logo, não hesite em procurar um profissional na manutenção dos PCs, caso tudo esteja acima do seu controle.


Compartilhe