Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Por que o meu celular faz fotos sozinho?

Por que o meu celular faz fotos sozinho?

Compartilhe

Não. Isso não é um episódio do “Além da Imaginação”, e você constatou que o seu smartphone está registrando fotos sozinho, sem o seu comando ou consentimento. É preciso fazer alguma coisa, antes que esse fenômeno paranormal se volte contra você.

Neste post, vamos averiguar por que isso está acontecendo, e apresentar algumas das possíveis soluções para resolver a anormalidade. Deixar o telefone do jeito que está é perigoso demais, e se você chegou até aqui, é porque não está disposto a ignorar este problema.

 

 

 

Pode ser um vírus que acessa a câmera do smartphone

 

 

É o mais provável.

Algum vírus ou aplicativo malicioso obteve acesso à câmera do smartphone e está controlando o sistema de ativação e registro de imagem. Isso é mais comum do que parece e, ao mesmo tempo, é potencialmente perigoso, já que pode violar a sua privacidade.

A boa notícia é que as correções de segurança do Android minimizam as chances de um problema como esse persistir. De qualquer forma, se você ainda não atualizou o dispositivo com a correção que resolve o problema, pode contornar a situação com os passos abaixo:

  1. Desinstale aplicativos que você não instalou a partir da Google Play Store.
  2. Limpe a memória cache do dispositivo com o Files do Google.
  3. Se o problema persistir, faça um Hard Reset (ou reinicialização de fábrica) no smartphone.

 

Por outro lado, alguns recursos do dispositivo podem provocar o acionamento acidental da câmera do smartphone. Vale a pena dar uma olhada nesses itens para modificar os ajustes que podem resultar nesta anormalidade.

 

 

 

O duplo clique que liga a câmera

Alguns fabricantes de smartphones oferecem comandos personalizados para o acionamento da câmera, como os dois cliques no botão de liga/desliga. Isso pode resultar em disparos de fotos acidentais. Vale a pena acessar os ajustes do aplicativo de registros fotográficos e desativar tal função.

 

 

 

O modo bolso desativado

 

 

Como recurso adicional para evitar os disparos acidentais, além de desativar a função que ativa a câmera com toques duplos no botão de liga/desliga ou controle de volume, vale a pena também ativar o modo bolso, que evita os toques acidentais na tela quando o dispositivo está guardado no bolso da calça ou até na bolsa ou mochila.

Dependendo do material que está em contato com a tela, o dispositivo pode ser ativado, registrando os toques involuntários. Aqui, é importante destacar que o sensor de proximidade do dispositivo precisa estar em pleno funcionamento. Caso contrário, de nada vai valer ativar esse modo.

 

 

 

Conclusão

Como você pode ver, o problema do registro de fotos de forma voluntária e aleatória pode ser abordado por duas frentes muito diferentes.

Por um lado, o seu smartphone pode ter um vírus ou um aplicativo malicioso afetando o bom funcionamento da câmera, e é fundamental que você identifique a raiz do problema e tome as medidas necessárias para remover a ameaça instalada.

Por outro lado, os ajustes do seu smartphone podem ser os culpados pela anormalidade. Neste caso, o problema é bem mais simples de ser resolvido: basta um pouco de paciência para modificar o que for necessário, e o telefone vai voltar a funcionar sem maiores problemas.


Compartilhe