Certas notícias vindas da Apple soam como um enorme tapa na cara da concorrência. Principalmente de fabricantes de smartphones Android que acreditam fielmente que seus usuários não querem mais do que 3 ou 4 anos de atualizações nos smartphones Android.
O pessoal do Tecnoblog que está em Cupertino para a cobertura da WWDC 2024 informou que a Apple confirmou que o jurássico iPhone XR lançado em 2018 vai receber a atualização para o iOS 18, de forma (quase) inacreditável.
Vamos tentar entender o que está acontecendo neste caso, e por que a Apple tomou essa decisão.
Colocando em contexto
O iOS 18 agora tem atualização garantida para os modelos iPhone XR, XS e XS Max, todos lançados na mesma época. Dessa forma, cada um dos modelos ganha uma sobrevida, além de receber seis anos completos de suporte para novas versões do sistema operacional.
Vou confessar que não esperava isso da Apple, de verdade. E nem estou fazendo essa afirmação baseado na informação recente que a empresa só garantia os tais cinco anos mínimos de updates para o iPhone 15.
Mesmo porque eu disse naquele mesmo artigo que aquele era o TEMPO MÍNIMO GARANTIDO de atualizações, e que a Apple poderia surpreender seus usuários, tal e como está fazendo agora com o iPhone XR.
O que chama a atenção nessa longevidade é a ficha de especificações técnicas do telefone que vai receber o iOS 18. O iPhone XR possui tela de 6.1 polegadas, câmera de 12 MP e (o mais importante) processador A12 Bionic.
Tudo bem, a longevidade está garantida. Mas… será que o iOS 18 vai entregar um bom desempenho em um hardware que já tem seis anos de vida?
Haja otimização no iOS 18
Tenho minhas dúvidas se a experiência de uso do iOS 18 será minimamente aceitável no iPhone XR. Porém, se a Apple está garantindo a compatibilidade do modelo com a nova versão do seu sistema operacional, quem sou eu para duvidar?
De qualquer forma, estamos falando de um modelo de iPhone que ganhou popularidade junto ao consumidor brasileiro por conta de sua relação custo-benefício. Ele era o iPhone menos caro de sua geração, o que faz com que ele seja procurado até hoje.
É claro que (muito provavelmente) o iPhone XR não deve receber os recursos avançados do Apple Intelligence, e seria pedir demais dele. E duvido que a Apple prepare qualquer surpresa para ele neste aspecto.
De qualquer forma, os proprietários desse modelo podem sim melhorar as novas funcionalidades, as atualizações de segurança e, com algumas sorte, melhorias de desempenho. É só liberar espaço de armazenamento no telefone para receber esse update.
E aqui, mais uma vez, temos a Apple dando lição para boa parte de sua concorrência no Android, entregando a longevidade que todo usuário que pagou caro por um smartphone mais deseja.
Há quem diga que a Apple já foi melhor neste aspecto, já que Samsung e Google hoje entregam sete anos de atualizações do Android nos telefones mais potentes das duas marcas.
Mesmo assim: é incrível pensar que um smartphone de 2018 está recebendo atualizações do sistema operacional. E isso, só a Apple consegue entregar por enquanto.