Por que o iPhone 12 não conecta no 5G em dual SIM?

Compartilhe

O iPhone 12 virou sinônimo de polêmica, e nos mais diferentes níveis. Sinal dos novos tempos: se antes todos ficavam indignados com os elevados preços cobrados pela Apple para o seu novo smartphone, agora outros elementos que estão relacionados de forma direta ao dispositivo despertam a mesma reação, mostrando que a gigante de Cupertino está pisando na bola de forma recorrente.

Não basta cobrar caro. Não basta retirar carregadores e fones de ouvido do kit de venda “para preservar o meio ambiente” (e ganhar mais com a venda desses itens em separado). Não basta criar uma caixa para um acessório que poderia muito bem ir no kit de venda do produto na França.

É preciso também ter um dual-SIM cujo 5G não funciona.

 

 

 

Por que o 5G do iPhone 12 não funciona em modo dual-SIM?

 

 

Ainda não temos o iPhone 12 no Brasil, e a grande maioria dos usuários ao redor do mundo também não recebeu o smartphone. Os poucos que estão utilizando o dispositivo nesse momento são especialistas em tecnologia, técnicos e produtores de conteúdo que tiveram acesso antecipado ao telefone. Logo, são eles que estão levantando os rumores nesse momento.

De qualquer forma, o rumor que apareceu com força nos últimos dias é que o tão celebrado (e caro) iPhone 12 não é capaz de funcionar com as redes 5G se o usuário tenta utilizar o telefone no modo dual SIM. Muitos podem até achar que isso não é algo tão grave assim, e que limitações tecnológicas desse tipo já foram detectadas no passado. Porém, estamos falando de um smartphone que flerta com o preço final de US$ 1.500, e tal deficiência (tá, característica) é algo inconcebível em pleno 2020.

Todas as versões da nova família iPhone 12 (iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max) são compatíveis com o modo dual SIM, ou seja, podem receber linhas de duas operadoras diferentes. Uma das linhas utiliza um chip SIM físico e a outra é instalada no eSIM, a versão virtual dos cartões SIM.

Porém, se você quer usar o 5G no iPhone, terá que utilizar exclusivamente o eSIM. E só ele: se você instalar o chip físico e usar o dual SIM, o eSIM deixa de funcionar com as redes de nova geração.

O rumor é reforçado com o vazamento no Reddit de um documento de treinamento de vendas para as lojas da Apple, que deixa claro essa impossibilidade de utilização do 5G em modo dual SIM:

“Ao usar duas linhas no modo Dual SIM, os dados 5G não são suportados em nenhuma das linhas e voltarão para 4G LTE. Se os clientes estiverem usando somente eSIM e tiverem uma operadora e plano de serviço com suporte 5G, eles terão acesso 5G”.

Nem é preciso dizer que a Apple já está recebendo mais uma saraivada de críticas dos usuários, que chegaram a acreditar que poderiam utilizar o 5G em modo dual SIM. Até porque em nenhum momento ficou claro que isso não era possível.

A gigante de Cupertino não falou sobre o assunto, mas algumas fontes informam que já estuda liberar uma atualização para permitir o dual SIM no 5G dos novos iPhones até o final do ano.

E isso é o mínimo que se pede de uma empresa que vende um smartphone que custa tão caro quanto um bom computador. Para fazer menos que a concorrência? Não… não dá para aceitar isso.

 

 

Via MacRumors


Compartilhe