Você está em | Home | Telefonia | Por que o iPhone 11 vendeu como água no deserto na OLX

Por que o iPhone 11 vendeu como água no deserto na OLX

Compartilhe

Sinal dos tempos.

O iPhone 11 representou nada menos que 19% das vendas de smartphones usados na OLX nos primeiros seis meses de 2024. É muita coisa para um smartphone que vai chegar ao seu quinto ano de vida.

O modelo da Apple ocupa a primeira posição no ranking dos smartphones mais vendidos na plataforma. E nem poderia ser diferente, pois dois motivos muito relevantes explicam toda essa popularidade.

O primeiro é a proximidade do lançamento do iPhone 16. E é justamente o grupo que tem um iPhone 11 nesse momento que mais precisa pensar na troca por ele.

O segundo é que todo mundo já sabe que o iPhone 11 está no fim do seu ciclo, e passar para frente agora é a melhor solução para não ficar com um peso morto nas mãos.

Se você está em um dos dois grupos mencionados, este artigo é para você.

 

Outros modelos do iPhone entre os mais vendidos

O iPhone 12 é o segundo colocado em vendas de usados dentro do OLX, com 12% de participação nas vendas entre os brasileiros.

Esse é outro grupo (composto pelos usuários do iPhone 12) que está pensando a sério na troca pelo iPhone 16, também pelo tempo de uso que já tem com o dispositivo.

O iPhone 13 vem logo atrás na terceira posição, com 11% das vendas de smartphones usados na OLX no primeiro semestre de 2024. E aqui, a escolha acontece (muito em partes) pela relação custo-benefício.

Há quem diga que, neste exato momento, o iPhone 13 é o modelo do smartphone da Apple que entrega a melhor relação preço vs recursos agregados.

Pode não ser o modelo mais completo, mas é aquele que fica no meio do caminho dentro da escala de evolução das versões do iPhone disponíveis no mercado.

Pode chamar um pouco a atenção esse aumento de 48% nas vendas de unidades usadas do iPhone 13, mas isso é algo bem explicável.

Além do fato dos vendedores conseguirem uma renda extra com a venda do smartphone, os compradores podem investir o dinheiro em um dispositivo que não está tão velho assim, e que ainda conta com alguns bons anos de atualizações por parte da Apple.

Na verdade, o iPhone domina o ranking de vendas de telefones usados da OLX. Das 15 primeiras posições entre os mais vendidos, o smartphone da Apple aparece em 13 oportunidades.

E não são apenas os modelos mais antigos que estão nessa lista. O iPhone 15 e o iPhone 15 Pro Max contam nesse momento com 2% de participação nas vendas de telefones usados.

O OLX detectou também um aumento na procura de smartphones usados, mas principalmente pelos modelos mais antigos, e não para os mais recentes.

O que é algo curioso: será que o usuário da Apple também está apostando no vintage e na nostalgia?

Por outro lado, comprar um smartphone usado ainda é a melhor alternativa para aqueles que desejam ter um telefone top de linha por um preço mais competitivo.

Com dispositivos cada vez melhores na construção, é fácil pensar que um telefone com pouco mais de um ano de uso pode estar bem conservado e perfeitamente funcional para mais alguns anos.

E desde que você tenha um certo cuidado com a saúde da bateria do dispositivo seminovo ou usado que você vai comprar, as chances de você ter dores de cabeça com esse investimento são relativamente baixas.

Vale a pena também registrar que o iPhone 11 não só é o telefone usado da Apple mais vendido na OLX, mas também é o mais anunciado, com 19% de participação.

O que confirma que quem tem um iPhone 11 quer mesmo se livrar dele, pois o tempo passa para todo mundo.

O iPhone 13 é o segundo colocado entre os telefones anunciados na plataforma, seguido pelo iPhone 12, ambos com 13% de representação.

 

E o que sobrou para o resto?

Como disse um pouco antes, apenas 2 smartphones que aparecem na lista dos 15 mais vendidos na OLX não respondem pelo nome “iPhone”.

O primeiro é o Samsung Galaxy S21, que é o melhor posicionado da marca sul-coreana e, mesmo assim, não aprece na lista de Top 10.

O Galaxy S21 está na 11ª posição no ranking, com apenas 3% de participação nas vendas. E este nem é exatamente o modelo que eu recomendaria para a compra neste momento.

Todo mundo sabe que, na minha modesta opinião, o Samsung Galaxy S23 é a melhor relação custo-benefício entre os tops de linha da marca neste momento.

E o Galaxy S20 é o modelo da Samsung mais bem posicionado em termos de procura entre os compradores, ficando na 13ª colocação com 2% de share.

Ao menos resta como consolo para a Samsung ter no Galaxy S20 o modelo mais barato em vendas, com um valor médio de R$ 879 na OLX.

Ele consegue ser 59% mais barato que uma unidade nova do dispositivo. Isso é, se você encontrar um Galaxy S20 novo em algum e-commerce.

E mesmo que você encontre o Galaxy S20 novo, repense a compra, pois ele vai ficar sem o suporte para as atualizações do Android em 2025.

Já o iPhone 11 tem preço médio na OLX de R$1.717, 31% mais em conta que comprar uma unidade nova do dispositivo na loja.

E nesse caso, ainda é possível comprar um iPhone 11 novo no comércio brasileiro. Mas… pense algumas vezes antes de investir o seu dinheiro nesse modelo.

“O que você quer dizer com isso?”, você me pergunta…

Clique no link disponível dois parágrafos acima, e descubra por conta própria.


Compartilhe