TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o Google Fotos não salva minhas fotos e vídeos do WhatsApp ou Facebook? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que o Google Fotos não salva minhas fotos e vídeos do WhatsApp ou Facebook?

Por que o Google Fotos não salva minhas fotos e vídeos do WhatsApp ou Facebook?

Compartilhe

O Google decidiu: o Google Fotos não mais vai armazenar de forma automática as fotos e vídeos recebidos via WhatsApp. A decisão é importante, e causa impacto direto nos conteúdos enviados pela plataforma, onde muitos usuários precisam ficar atentos à essa mudança para não perder algum conteúdo que considera importante.

A gigante de Mountain View decidiu desabilitar o envio automático de fotos e vídeos recebidos no WhatsApp e em outros aplicativos de mensagens e redes sociais, e o motivo é a crise pandêmica atual, que resultou em uma quarentena em quase todo o mundo. Isso fez com que as pessoas passassem a compartilhar mais fotos e vídeos do que o normal, e para economizar recursos de internet, a funcionalidade de sincronização com as pastas criadas pelos aplicativos de mensagens foi desabilitada.

A partir de hoje (30), o Google Fotos vai começar a exibir uma mensagem para informar os usuários sobre as mudanças. Entre os aplicativos afetados pela decisão, temos apps de mensagens e redes sociais que são muito populares também pelo compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários, como Facebook, Helo, Instagram, LINE, Messages, Messenger, Snapchat, Twitter, Viber e, é claro, o Whatsapp.

Todos os aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais criam as suas próprias pastas de armazenamento de conteúdo no dispositivo. Nessas pastas, as fotos e vídeos que você recebe dos seus amigos e familiares nas conversas individuais ou nos diferentes grupos são salvas e, dessa forma, as imagens ficam separadas daquelas que registramos com as câmeras do smartphone. E são essas pastas que, a partir de agora, ficam de fora do serviço de backup automático do Google Fotos.

 

 

 

Como mudar a configuração para seguir enviando essas imagens

 

 

Apesar do Google Fotos ter desativado o envio automático das fotos recebidas pelas redes sociais, ainda é possível voltar a ativá-la manualmente, se assim você desejar. E essa é uma boa notícia, pois o Google poderia simplesmente impedir ou proibir o envio desse conteúdo, o que seria algo muito pior.

Para isso, temos que entrar no Google Fotos e abrir o menu de Configurações do aplicativo, tocando no ícone de nossa conta, na parte superior direita. Então, entre em Configuração de Fotos e toque em Cópia de Segurança e Sincronização.

Aqui, você precisa escolher a última opção do menu, “Pastas do dispositivo com cópia de segurança”. Nessa tela, você pode ver todas as pastas criadas no seu smartphone que recebem fotos e vídeos de diversos aplicativos que estão instalados no dispositivo.

Para que o Google Fotos siga enviando as imagens e vídeos recebidos por esses outros aplicativos para o seu armazenamento na nuvem, tudo o que você precisa fazer é habilitar a chave de check correspondente à cada pasta, no seu lado direito. Uma vez feito isso, você volta a ter habilitado o recurso de sincronização automática de dados.

Como você pode ver, apesar do Google desabilitar o recurso de envio automático de fotos e vídeos dos aplicativos de redes sociais, restabelecer essa configuração é algo relativamente simples, sem envolver passos complexos ou a utilização de aplicativos de terceiros. E é importante que você fique atento sobre essa mudança, para que você não perca o backup de um conteúdo que você deseja manter por mais tempo em sua vida.


Compartilhe