TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o Google Drive vai eliminar alguns links compartilhados a partir de setembro de 2021 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que o Google Drive vai eliminar alguns links compartilhados a partir de setembro de 2021

Por que o Google Drive vai eliminar alguns links compartilhados a partir de setembro de 2021

Compartilhe

Muitos usuários estão recebendo uma mensagem do Google Drive indicando que em 13 de setembro de 2021 vai acontecer uma atualização de segurança do serviço que pode afetar de forma direta a alguns dos seus arquivos armazenados e compartilhados na plataforma.

Em termos práticos, alguns links compartilhados podem ser danificados ou removidos como efeito dos novos termos, independente se o seu plano do Drive é gratuito ou pago.

Mas não pense que isso é ruim. É exatamente o contrário.

 

 

 

Fim dos links semiprivados

Existem duas formas de compartilhar um arquivo criado ou armazenado no Drive: ou de forma direta com um usuário ou um grupo de usuários via e-mail, ou por um link para que as demais pessoas possam acessar.

Vamos falar desse segundo método.

O tal link compartilhado nem é privado, nem é público. Ele é semiprivado, ou seja, sua privacidade só está no fato do arquivo contido nele só ser acessível por aqueles que contam com esse link, ao mesmo tempo que qualquer pessoa que tem acesso ao link pode acessar o arquivo ou conteúdo.

O Google quer reforçar a segurança deste tipo de link, mais especificamente aqueles que forma criados antes de 1 de janeiro de 2017, já que esses são mais fáceis de serem descobertos.

A partir de 13 de setembro de 2017, todos os links mais antigos compartilhados no Google Drive serão obrigados a modificar o seu método de compartilhamento. Caso contrário, vão simplesmente deixar de funcionar. Isso já acontece nos links antigos do YouTube que são privados desde 23 de julho de 2021.

 

 

 

Como saber quais dos seus links serão afetados, e o que fazer para corrigir isso

Acesse endereço drive.google.com/drive/update-drives para conferir a lista de arquivos que serão afetados pela mudança e, se necessário, aplique a tal atualização de segurança dentro da plataforma.

Você também pode eliminar a atualização de segurança de todos os arquivos no Drive para que os links antigos sigam funcionando, mas isso não é recomendado. Lembrando que você não perde acesso aos arquivos previamente compartilhados via link, desde que você já tenha acessado a esses arquivos ao menos uma vez na vida.

Diferente do YouTube (onde os acessos aos vídeos privados por link foram eliminados de vez), o Drive não vai fazer isso, já que qualquer pessoa que acessou um arquivo por um link velho vai continuar a ter acesso a esse conteúdo, inclusive depois da atualização de segurança.

 

 

 

Como bloquear e desbloquear usuários no Drive

Outra medida de segurança e privacidade implementada pelo Google no Drive é a opção em poder bloquear usuários na plataforma.

Isso era algo muito solicitado pelos usuários que estavam se tornando alvo de ataques cibernéticos ou de assédio por outras pessoas que queriam acessar esses arquivos sem a devida identificação.

Se você não deseja que uma pessoa possa compartilhar arquivos com você, ou quer evitar que alguém acesse arquivos compartilhados por você em um link, basta bloquear um pessoa na plataforma.

Isso vai impedir que essa pessoa acesse os seus arquivos, assim como você também não poderá acessar os arquivos que o alheio possui. Basta clicar c om o botão direito do mouse em um arquivo armazenado no Drive e selecionar a opção de bloqueio do e-mail daquele usuário.

Simples assim.


Compartilhe