TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o Google Chrome não me deixa fazer o download de arquivos? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que o Google Chrome não me deixa fazer o download de arquivos?

Por que o Google Chrome não me deixa fazer o download de arquivos?

Compartilhe

O Google Chrome segue dominando o mercado de navegadores web com mão de ferro, e sua cota de mercado é de cômodos 65%. Logo, por ser o mais popular, é normal que seja aquele que apresente mais problemas ou levante mais dúvidas entre os usuários.

E uma das dúvidas que muitos usuários do Google Chrome levantam de tempos em tempos está relacionada sobre a indisponibilidade de realizar downloads a partir deste navegador. E essa é uma questão importante, já que estamos falando do tipo de tarefa que todo mundo faz pelo menos uma vez por dia na internet.

Neste post, vamos mostrar algumas das possíveis soluções para os problemas de download de arquivos no Google Chrome.

 

 

 

O arquivo já foi descarregado

Se você não tem certeza se o arquivo realmente foi salvo no seu computador, dê uma olhada no gerenciador de downloads do Google Chrome. Para isso, clique no ícone de três pontos verticais ao lado do seu avatar de usuário (Menu) e clique em Downloads.

A aba que vai abrir vai mostrar o histórico de downloads. Se o seu arquivo está salvo no armazenamento local, vai aparecer em algum lugar o item Mostrar na Pasta. Caso contrário, o nome do arquivo aparece em tachado, o que significa que o arquivo foi eliminado, o que exige um novo download.

Para ver todos os downloads realizados, ou pressione as teclas CRTL + J, ou digite na barra de endereços chrome://downloads.

 

 

 

Uma falha na rede ou no servidor

Se o arquivo jamais foi salvo no seu computador, pode ter ocorrido uma falha na rede de internet ou no servidor remoto. Para tirar essa dúvida, faça o seguinte:

  • Faça downloads de arquivos a partir de outros sites. Se conseguir, o problema é no servidor remoto.
  • Se você não conseguir fazer downloads de nenhum site, o problema pode estar na sua conexão de internet.
  • Tente fazer o download de outro dispositivo. Se conseguir, o problema pode estar no computador.

 

 

 

O download foi bloqueado

O Google Chrome pode bloquear por conta própria os downloads que você tenta fazer, nas seguintes situações:

  • Em arquivos maliciosos, como malwares e vírus.
  • Em arquivos não desejados, como nos casos de aplicativos que realizam mudanças muito drásticas no computador.
  • Em um download pouco comum, pois o arquivo é desconhecido ou potencialmente perigoso.
  • Em um pacote inseguro, mesmo que seja de uma página confiável.

Dependendo da situação, você até pode autorizar o download clicando em “Fazer o download de qualquer maneira”, mas você está fazendo isso por sua conta e risco.

 

 

 

O arquivo não está presente

A mensagem aparece quando você tenta fazer o download de um arquivo que não está no servidor remoto, no caso de um link quebrado. Aqui, não há muito o que fazer, exceto contatar o administrador do site para buscar uma forma de download alternativo do arquivo.

 

 

 

Unidade de armazenamento cheia

Se o arquivo é grande demais ou até superior ao espaço livre de sua unidade de armazenamento, o Google Chrome não vai liberar o download até que você libere espaço nesta unidade.

 

 

 

Detecção de vírus

Tanto o Google Chrome quanto o antivírus instalado no computador podem bloquear um download em caso de detecção de vírus. Pode até ser o Windows Defender protegendo o sistema operacional. Se você está seguro do que está fazendo, desative temporariamente as proteções do antivírus e tente novamente o download do arquivo.

 

 

 

Permissões insuficientes ou sistema ocupado

O Google Chrome não tem a permissão para salvar aquele arquivo, ou o sistema remoto está indisponível naquele momento. Neste caso, faça o seguinte:

  • Cancele o download e tente novamente.
  • Tente o download do arquivo clicando com o botão direito sobre o link e selecionando o item Salvar Como…
  • Mude a localização de destino do download, pois é possível que o navegador não esteja aceitando a rota especificada para o destino do arquivo justamente por ausência de permissões.

 

 

 

Navegador desatualizado

Aqui, pode ser um problema temporário, onde é você quem precisa atualizar um Google Chrome que está na mesma versão há muito tempo.

Para isso, abra o Menu do navegador, clique em Configurações > Sobre o Chrome, e verifique se você tem a última versão disponível. Se não tiver, deixe o navegador realizar o download e a instalação da atualização. No final, clique no botão Reiniciar que vai aparecer.


Compartilhe