Pode não adiantar de muita coisa uma nova versão do Android chegar neste momento, ainda mais quando o novo software não estará disponível para praticamente nenhum smartphone de imediato.
Mas ao menos gera conteúdo para o blog com conteúdo relevante, além de ajudar a eliminar as dúvidas de algumas pessoas sobre o funcionamento das atualizações do sistema operacional móvel mais utilizado do mercado.
Pois bem… o Google anunciou oficialmente o lançamento da versão final do Android 15, mas a nova versão do sistema operacional ainda não está amplamente disponível.
Por que isso acontece?
Por partes, como diria o Jack…
Antes de mais nada, eu digo: tente ser menos ansioso na vida, pois nem tudo nessa vida acontece na velocidade que você deseja. Tudo tem o seu tempo para acontecer.
Dito isso…
O Android 15 foi liberado inicialmente via Android Open Source Project (AOSP), um repositório de código-fonte do Android acessível a desenvolvedores e fabricantes de dispositivos móveis.
Uma vez que o sistema operacional está no repositório, cabe aos fabricantes acessarem a versão base e iniciar os trabalhos de adaptação e modificação do software para suas respectivas interpretações do Android.
Esse processo leva mais algum tempo para ser concluído, e com alguma sorte você recebe o Android 15 em um tempo um pouco mais razoável.
Mas isso sempre vai variar, de acordo com o fabricante e com a velocidade que a marca trabalha em cima desse processo.
Ou seja… paciência… tenha um pouco de paciência e espere.
Quando exatamente o Android 15 vai chegar no meu smartphone?
Depende.
Depende da agilidade ou boa vontade do fabricante, se o seu smartphone é compatível com o Android 15, ou se você vai precisar comprar um smartphone novo para receber essa versão.
Se tudo der certo como esperado, o Android 15 não vai demorar mais do que 45 dias para chegar nos telefones… Pixel, é claro. São eles que iniciam a festa dos updates.
Os primeiros dispositivos a receberem o Android 15 deverão ser os smartphones da linha Pixel, provavelmente em outubro de 2024.
Essa janela de lançamento é aquela que todos nós e o mercado já se habituaram a testemunhar, e segue o mesmo padrão de lançamento do Android 14 em 2023.
Para outros smartphones e tablets, você já sabe: o cronograma de atualização dependerá de cada marca, e de tempos em tempos vou atualizar os leitores sobre as novidades neste aspecto.
Mas é provável que fabricantes populares como Samsung, Motorola e Xiaomi lancem atualizações com o Android 15 ainda em 2024.
Só fique atento se o modelo do seu smartphone Android, que já conta com alguns anos de uso, é elegível para receber a nova versão do Android.
Vale a pena consultar o site do fabricante do seu dispositivo, ou até mesmo alguns artigos que escrevi no TargetHD.net com listas preliminares, parciais e finais com o cronograma de atualização de diferentes marcas.
E sempre verifique a política de atualizações da marca do seu smartphone, apenas para ter certeza se o seu dispositivo vai mesmo receber o Android 15.
Afinal de contas, você não vai querer lidar com o gosto amargo da decepção em descobrir de uma hora para outra que o seu smartphone não vai mais receber atualizações do sistema.
As principais novidades do Android 15
O Android 15 trará pequenos aprimoramentos funcionais, como Circule para Pesquisar, proteção contra roubo, Private Space, alertas de terremoto e uma nova interface de passkey.
Outras novidades do Android 15 incluem gravação de tela parcial, novos controles de volume e ajustes de desempenho de multitarefa em tablets.
A seguir, a lista das melhorias mais importantes:
- Melhorias no controle de brilho da tela ao usar conteúdo SDR e HDR.
- Ajuste inteligente do som dependendo do dispositivo e do ambiente.
- Melhor desempenho da câmera em condições de pouca luz ambiente.
- Controle mais preciso sobre a intensidade do flash da câmera.
- Podemos salvar nossas configurações favoritas de aplicativos vistos em tela dividida.
- Isso nos dará a opção de fixar a barra de tarefas na tela, ideal para telas grandes.
- Mais opções de personalização do modo Não perturbe.
- Poderemos arquivar aplicativos para economizar espaço de armazenamento sem perder dados do usuário.
- Melhorias na execução de aplicativos em segundo plano para reduzir o consumo de bateria e melhorar o desempenho.
- Segurança aprimorada para impedir a execução não autorizada de aplicativos e a detecção de gravação de aplicativos.
- Nova função de espaço privado opcional, que nos permitirá manter aplicativos “sensíveis” ocultos.