Você está em | Home | Notícias | Por que o Google antecipou o lançamento do Android 16?

Por que o Google antecipou o lançamento do Android 16?

Compartilhe

O Google pegou todo mundo de surpresa ao anunciar que o lançamento do Android 16 ocorrerá bem antes do previsto.

Tradicionalmente, o sistema era liberado entre agosto e setembro, mas, desta vez, a data foi adiantada para junho, mais precisamente para o dia 3 de junho de 2025.

A gigante de Mountain View faz esse anúncio no começo de novembro de 2024, quando os telefones Pixel mal receberam o Android 15, e praticamente nenhum outro smartphone está atualizado para a versão mais recente do sistema operacional.

Além da desenfreada fragmentação de versões (que, neste caso, é promovido pelo próprio Google), o que mais há por trás dessa decisão?

 

(Possíveis) Motivos para a antecipação

Após o atraso no lançamento do Android 15, que acabou ocorrendo apenas em outubro, o Google decidiu agilizar a chegada do Android 16, em uma aparente “lei de compensação” para os usuários que ficaram esperando pela nova versão do sistema operacional para smartphones.

Em alguns casos, estão esperando pelo Android 15 até hoje.

O movimento também busca compensar a espera dos usuários, além de manter a pontualidade dos lançamentos anuais do Android.

Uma janela anual que é mais do que discutível, pois a morosidade dos fabricantes em entregar as novas versões do Android pode deixar a presença de mercado das versões ainda mais fragmentada do que já é.

Se os rumores e vazamentos forem confirmados, o Android 16 estará disponível em 3 de junho, colocando o Google na linha de frente das atualizações do sistema, acelerando a disponibilização de novos recursos para seus dispositivos.

Mas isso… em teoria. Na prática, a data especulada vale apenas para os telefones Pixel, e não para outros smartphones, que dependem da boa vontade dos respectivos fabricantes.

 

Foco no sistema Pixel

O lançamento inicial do Android 16 deverá acontecer junto com a série Google Pixel 10, gerando uma possível exclusividade temporária de versão para esses modelos.

Ou seja, a geração anterior do Pixel vai esperar um pouco antes de receber o update. E a disponibilidade do Android 16 para outros smartphones fica em aberto.

Não resta dúvidas que o Android 16 estará disponível para a linha Google Pixel 9 e algumas das gerações anteriores. Porém, não sabemos se os parceiros da gigante de Mountain View no Android vão receber acesso imediato ao software.

Sem falar no tempo de adaptações para as interfaces customizadas de cada fabricante, e isso leva mais algum tempo até que a nova versão do Android esteja disponível nos dispositivos compatíveis.

Ou seja… paciência, meu amigo… uma boa dose de paciência…

 

As novidades do Android 16

Uma das principais novidades do Android 16 é o recurso RAM Virtual Mobile, que otimiza o desempenho em dispositivos de última geração.

Na verdade, o Google está implementando esta função de forma nativa no Android, pois ela já está presente em outros fabricantes com os nomes RAM Boost e RAM Virtual, entre outros.

Se a funcionalidade vai mesmo melhorar a experiência de uso em dispositivos com limitações de memória física, é uma outra história.

Vale a pena lembrar que a tentativa em compensar a espera pelo Android 15 antecipando o lançamento do Android 16 pode ser frustrada justamente pela estratégia de distribuição mais restrita do novo sistema operacional.

Na prática, a grande maioria dos usuários será refém da boa vontade dos fabricantes, que terão que adaptar o novo Android para as suas respectivas interfaces.

Por conta disso, o lançamento do Android 16 em junho pode enfrentar atrasos para o consumidor final.

Sem falar nos próprios contratempos que o Google pode ter durante o processo de desenvolvimento do Android 16, atrasando o seu cronograma e, por tabela, o calendário de todos os fabricantes.

Eu já escrevi sobre paciência neste artigo, certo?


Compartilhe