Compartilhe

Está pensando em comprar o PlayStation 5? Pois saiba que este é apenas um dos investimentos que terá que fazer para obter uma experiência completa. E tenho algumas notícias não tão boas nesse sentido: o controle do PlayStation 4 não é 100% compatível com o novo console da Sony.

Esse assunto é importante porque, em linhas gerais, quando compramos um novo console, ele vem com apenas um controle no kit de venda (pois nenhum fabricante pensa que temos um irmão para jogar conosco). Sem falar nos demais acessórios que complementam essa experiência (fones de ouvido, câmeras, volantes, etc). Ou seja, o investimento acaba sendo elevado para os gamers mais dedicados.

Pois bem, a Sony detalhou quais são os periféricos já existentes que serão compatíveis com os novos consoles, e jogou um balde de água fria na cabeça de muitos gamers quando falou da compatibilidade dos controles do PS4 com o PS5.

 

 

 

Ficou confuso quando a Sony falou em retro compatibilidade…

 

Ao que parece, a Sony não se entende muito bem com o tal termo ‘retro compatibilidade’.

Quando a Sony falou que o PS5 seria retro compatível com com o PS4, muitos entenderam que o controle do PS4 seria compatível com o PS5. Então… sim… e não.

O controle do PS4 vai funcionar no PS5 com jogos do PS4, mas não com os jogos do PS5. Eu sei, é meio confuso. Mas a cabeça dos japoneses da Sony também é, e eu estou dando o meu melhor para entender o que aconteceu e tentar traduzir para vocês (do japonês) essas explicações.

E temos uma explicação. E você (muito provavelmente) não vai gostar dela.

 

 

 

Por que a Sony deu essa rasteira nos gamers?

 

 

Puro marketing.

De acordo com a própria Sony, a explicação para oferecer uma retrocompatibilidade meia bomba do controle do PS4 no PS5 é que o usuário deve ter o controle do novo console para aproveitar as novas funções e capacidades típicas da nova plataforma, e isso (ainda segundo a Sony) só o controle DualSense pode oferecer.

Não podemos dizer que a Sony está usando uma desculpa esfarrapada, já que o controle do PS5 conta com novos sensores hápticos, um novo force feedback e novos botões com tempos de resposta diferentes. Os controles de terceiros devidamente licenciados, ou seja, vão funcionar com os jogos de PS4 mas não com os games de PS5. E um controle alternativo é, evidentemente, mais barato que o controle original.

 

 

 

E sobre os outros acessórios?

 

 

Os óculos PlayStation VR, a câmera do PS4, os controles Move e a escopeta Aim Controller serão compatíveis com o PS5, mas a câmera vai precisar de um pequeno adaptador que será oferecido pela Sony de forma gratuita. A câmera do PS5 será compatível com o PS VR, e deve adicionar melhorias na detecção dos movimentos do rosto e dos controles.

Todos os demais periféricos e acessórios são 100% compatíveis com o PS5 (felizmente). Ou seja, volantes, joysticks de voo e similares, tanto oficiais como de terceiros, todos vão funcionar com os jogos de PS4 e PS5. Incluindo é claro os fones de ouvido oficiais, tanto via USB como com conector para fones de ouvido.

Um detalhe: a Sony já confirmou que o aplicativo de configuração de fones de ouvido do PS4 não é compatível com o PS5. É de se imaginar que um novo aplicativo com a mesma finalidade será lançado no futuro.

No final das contas, fica um gosto amargo da decepção para quem tem um gamepad do PS4 e não pode usar com os jogos do PS5. Se bem que os controles do PS3, assim como volantes e outros periféricos desse console não funcionam no PS4. Logo, não dá para dizer que a Sony pegou todo mundo de surpresa.

 

 

Via Blog PlayStation


Compartilhe