Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | TV Por Assinatura e Streaming | Por que o Claro tv+ venceu durante os Jogos Olímpicos

Por que o Claro tv+ venceu durante os Jogos Olímpicos

Compartilhe

O Claro tv+ continua a prosperar, oferecendo a experiência de uso da TV tradicional com o streaming. A prova disso foi o recente aumento do número de acessos na plataforma durante os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Contrariando todas as expectativas (já que havia opções na TV aberta e no YouTube transmitindo a competição de graça), o serviço de TV por assinatura por streaming está se tornando a opção preferida daqueles que colocam os eventos esportivos como prioridade no entretenimento.

Vamos tentar entender o que exatamente aconteceu aqui. Será que estamos voltando para a era da TV paga?

 

Entendendo esse aumento de audiência

Entre os dias 26 de julho e 11 de agosto (durante o período de realização dos Jogos Olímpicos Pars 2024), o Claro tv+ registrou um aumento na audiência, especialmente durante as transmissões de algumas modalidades esportivas.

O aplicativo Claro tv+ viu um crescimento de 36% no número de acessos em comparação com as semanas anteriores, mostrando não apenas o interesse na competição, mas também na proposta de consumo através da TV por assinatura tradicional.

O mesmo comportamento aconteceu com os usuários dos serviços Claro tv+ Box e Claro tv+ 4K. O uso dos dois dispositivos registrou um aumento de 17%.

É claro que o streaming está em alta, e a TV por assinatura tradicional tem que competir com ele.

Mas os números mostram que a proposta de uso da TV por assinatura tradicional, onde você precisa trocar de canais para assistir aos conteúdos, ainda mantém uma base fiel de usuários, especialmente durante os eventos ao vivo.

Seis em cada dez usuários do Claro tv+ estavam sintonizados nos canais esportivos durante o período de pico de audiência.

De novo: essas pessoas poderiam estar na TV aberta, na Globoplay ou na Cazé TV, mas optaram pelo Claro tv+. E aqui, só pode ser por causa da experiência de uso oferecida pela plataforma.

Ricardo Falcão, diretor da Claro tv+, destacou que os usuários consumiram um total de 6 milhões de horas de conteúdo nas duas primeiras semanas da competição.

É um recorde de consumo de conteúdo que deixa evidente o sucesso do Claro tv+ como proposta de TV via streaming.

Isso também é fruto da eficiência das estratégias de marketing que a Claro desenvolveu para promover o produto junto ao grande público.

 

Sportv 4K em destaque

A Claro também teve a recompensa em oferecer os conteúdos em 4K dentro de seus pacotes (apesar do 4K via streaming não ser exatamente um 4K, mas isso é assunto para outro artigo).

O canal Sportv 4K, que ofereceu um sinal de transmissões dos Jogos Olímpicos de Paris 2025 em ultra alta definição, teve uma audiência de mais de 1,6 milhão de espectadores.

O apelo pelo conteúdo em qualidade superior existe, já que muitos dos clientes hoje contam com TVs compatíveis com o 4K em casa.

Além disso, o canal de mosaico, que permite a exibição de quatro telas simultaneamente, também teve um expressivo aumento de audiência.

No total, foram mais de 1,4 milhão de acessos ao longo de toda a competição.

O recurso é bem útil para os fãs de esportes que desejam acompanhar múltiplos eventos ao mesmo tempo, algo que foi uma constante ao longo dos Jogos Olímpicos.

 

Voltamos para a era da TV por assinatura?

Não creio que seja exatamente isso o que aconteceu aqui.

Entendo que o formato de TV paga tradicional, com grade de canais, agendamento de gravação de programas, replay TV e troca de canais, ainda conta com um grande público no Brasil.

E é evidente que muitos utilizaram de um recurso que já está em casa para acompanhar os Jogos Olímpicos.

Por outro lado, não podemos ignorar que existe um enorme público que hoje está acompanhando esportes pelo YouTube, ou em outras plataformas de streaming que contam com os direitos de transmissão dos eventos esportivos.

Mas… um público não anula o outro.

Entendo que ainda tem TV por assinatura tradicional aqueles que, assim como eu, preferem acompanhar esportes em uma tela maior, tanto pelo conforto visual como pela riqueza de detalhes.

E um precedente está aberto neste caso.

Quem gosta de esportes vai manter a TV por assinatura tradicional, pois é a forma mais prática e eficiente de acompanhar os eventos pela grande tela de TV disponível na sala de casa ou quarto.

E nos cenários de vários eventos acontecendo ao mesmo tempo, zapear canais ainda é mais rápido e cômodo do que trocar páginas dentro de uma plataforma qualquer.

Ou seja, são os esportes que estão dando uma sobrevida ao formato de TV por assinatura tradicional.

E o Claro tv+ conseguiu se beneficiar disso durante os Jogos Olímpicos.

Será que o cenário se repete em outras competições?

O tempo vai dizer.


Compartilhe