Por que o celular está mudando o relógio sozinho? Como resolvo isso?

Compartilhe

Pode acontecer com qualquer smartphone.

Você está lá, cuidando da sua própria vida, dormindo tranquilamente. Aí, você acorda, e quando olha para o relógio e descobre que a hora do dispositivo foi alterada sozinha, independente de sua vontade. E, no final das contas, você está atrasado para o trabalho.

Por que isso acontece? Como corrigir isso? Vou ter que mudar o meu despertador para acordar mais cedo e não levar bronca do meu chefe?

As respostas para essas e outras perguntas você encontra nesse post.

 

 

 

Você selecionou o fuso horário errado?

 

Para quem não usou o ajuste de data e hora automática pela rede (que também pode ser o motivo do erro, e vamos cuidar disso mais adiante), o problema pode estar na escolha de fuso horário local. Se for só isso, é fácil: basta ir em Ajustes > Sistema > Hora, e realizar os ajustes por si. Algumas versões do Android pedem a seleção do local do fuso horário, mas em um ajuste bem simples.

Vale lembrar que o procedimento de ajustes de horário de forma manual no iPhone é basicamente o mesmo. Sim, pois o iOS também pode ter esse mesmo problema, e o ajuste manual passa basicamente pela mesma rota, e tem os mesmos resultados práticos.

No caso da Xiaomi, os ajustes de horas passam obrigatoriamente pela seleção da região do fuso horário onde você está usando o smartphone. A empresa entende muito bem que os seus dispositivos são vendidos ao redor do mundo, de modo que vem a necessidade de serem muito específicos na hora de estabelecer esses ajustes regionais.

Por outro lado, esse é um tipo de ajuste de configuração bem mais simples do que alterar a hora e o fuso horário em conjunto. Um simples ajuste em apenas uma área das configurações dos telefones da Xiaomi, e o problema está resolvido de uma vez por todas (ou até a próxima anormalidade que aparecer no software dos chineses).

Logo, os passos para ajustar a região de fuso horário nos telefones da Xiaomi são os seguintes:

1) Primeiro acessamos as Configurações.
2) Em seguida, vamos para configurações adicionais.
3) Tocamos em Região e selecionamos nosso país.

 

 

 

Bloqueie as atualizações automáticas de fuso horário

 

De pouco ou nada vai adiantar você ajustar o relógio do seu smartphone manualmente se o sistema está programado para realizar o ajuste automático de data e hora em função da rede de internet ao qual o dispositivo está conectado. Se isso acontece, o problema vai continuar.

Aqui, tudo o que resta fazer é eliminar todas as opções de mudança automática de fuso horário. Para isso, entre em Configurações > Sistema Data e hora, e assuma o controle total sobre esses ajustes, evitando assim que mudanças inesperadas aconteçam e, por consequência, efeitos colaterais indesejados apareçam.

No smartphone, desative o recurso que faz com que o sistema operacional estabeleça a data e a hora a partir das informações coletadas pela sua operadora de telefonia móvel. Também desative a opção que estabelece a configuração regional padrão, e escolha você mesmo o formato e a região de base para o fuso horário.

Por mais inteligente que o smartphone seja, algumas decisões que ele toma sozinho não tende a ser das mais inteligentes, o que pode causar problemas a longo prazo com os usuários. Vale a pena seguir as dicas desse post e, assim, evitar maiores dores de cabeça.


Compartilhe