TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o Bluetooth do smartphone liga sozinho? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que o Bluetooth do smartphone liga sozinho?

Por que o Bluetooth do smartphone liga sozinho?

Compartilhe

Você decidiu desligar o Bluetooth do seu smartphone, na esperança de economizar alguma bateria para o final do dia. Por mais que essa estratégia seja inútil, você tem o direito de fazer isso. Porém, de forma bem estranha, esse recurso liga sozinho no seu telefone.

Quando você menos espera, e independente de sua vontade, o Bluetooth volta a funcionar. Sozinho. Do nada.

Poltergeist? A loira do banheiro? Padre Quevedo?

Não é bem assim. Isso tem uma explicação, e passa longe do sobrenatural.

Neste post, vamos explicar o que está acontecendo, por que isso acontece e como você pode impedir que isso volte a acontecer.

 

 

 

Por que isso está acontecendo?

A boa notícia é que a maioria dos motivos que podem fazer com que o Bluetooth seja acionado sozinho e de forma automática no seu smartphone possui alguma solução antes de tomar medidas mais drásticas.

Comece revisando os aplicativos instalados, principalmente os apps mais recentes no seu smartphone. Quem sabe um jogo ou outro aplicativo está ativando o Bluetooth em segundo plano.

Neste caso, você tem duas soluções.

  1. Detectar o aplicativo responsável por isso e removendo o app em questão (acesse Ajustes > Aplicativos).
  2. Remover o acesso deste aplicativo ao Bluetooth (vá em Ajustes > Aplicativos, acesse as permissões do app em questão, selecione Bluetooth e toque em “Não Permitir”).

Outra medida que você pode tomar é verificar se o aplicativo ou o smartphone em questão está realizando buscas via Bluetooth, algo que pode ser ativado inclusive por recursos do sistema operacional móvel. Neste caso, vá nos ajustes de Conectividade, e desative as buscas por este meio.

O problema pode ser também do sistema operacional, e você nem sabe disso. Atualizações problemáticas podem resultar em instabilidades do Android e, neste caso, o problema só pode ser resolvido com um update desse software.

Outra solução possível é apagando os ajustes das conexões e, neste caso em específico, do WiFi e do Bluetooth, apagando inclusive a memória cache dos aplicativos e dispositivos que podem causar os problemas com a conectividade.

Aqui, vá em Ajustes > Rede > Restabelecer ajustes de Rede, aplicar as mudanças e reinicie o smartphone. O problema deve ser resolvido com este procedimento.

 

 

 

Depois de tudo isso, o que eu ainda posso fazer?

Para toda e qualquer alteração de configuração que você fizer no smartphone, reinicie o dispositivo SEMPRE. É com esse reboot que o sistema operacional vai efetivamente adotar as mudanças feitas, e só podemos ter certeza que aquele equipamento está funcionando como esperado depois que ele tiver esse tempinho para apagar as informações antigas do sistema.

Mas se nem isso resolver a questão do Bluetooth que é ativado sozinho, não existe outra alternativa a não ser restaurar o smartphone para as configurações de fábrica. Tudo bem, o procedimento é bem tedioso. Em compensação, eu elimino todos os problemas que podem vir a existir nas configurações desta conectividade sem fio.

A regra é bem simples: faça o backup de segurança dos dados armazenados no telefone, vá em Ajustes > Sistema > Restaurar para todos os valores de fábrica, digite o PIN ou a senha do smartphone e, tão logo você vai clicar em Avançar, o procedimento será executado e concluído.

Você perde todos os dados armazenados no telefone, mas ao menos começa uma vida nova no dispositivo, e com certeza vai resolver os problemas pendentes no Bluetooth.


Compartilhe