
As empresas de tecnologia estão tentando convencer a todos de que vale a pena pagar por algo que, antes, era de graça. Se bem que o WhatsApp, no seu começo, era pago.
Mas faz tanto tempo, que ninguém se lembra direito disso.
Agora, temos o WhatsApp Plus PAGO a caminho, e vai cobrar para oferecer recursos adicionais para os usuários mais ativos (ou viciados) na plataforma.
Você não será obrigado a pagar pelo WhatsApp. Mas se quer uma experiência mais completa no aplicativo, precisa começar a considerar a possibilidade.
Vale a pena pagar pelo WhatsApp?
Vamos analisar.
O que você vai receber pelo WhatsApp Plus?

A Meta está testando o WhatsApp Plus com um grupo seleto de usuários. Ainda não há previsão de lançamento da versão final da modalidade para o grande público.
Mas ao menos já sabemos quais são alguns dos recursos exclusivos que o plano pago vai oferecer.
O plano custa R$ 7 por mês e oferece:
- Stickers animados e ringtones exclusivos: isso aqui mais parece recursos que estavam presentes nos antigos celulares da Nokia, e que todo mundo só pagava por isso quando queria. Posso viver bem sem isso.
- Cores, interfaces e logos personalizadas: por mais que seja interessante diferenciar as conversas por cores (para facilitar a identificação dos chats), penso no meu TOC falando alto com uma tela multicolorida.
- Fixar até 20 conversas (contra 3 na versão gratuita): este é um recurso para dar prioridade para aquelas conversas que REALMENTE IMPORTAM, no WhatsApp. Jamais foi ter VINTE CONVERSAS IMPORTANTES no mesmo chat.
Vale a pena pagar?

Minha opinião.
Para ter acesso apenas a recursos que são considerados cosméticos e/ou estéticos, a minha resposta é um contundente NÃO, por mais barato que o WhatsApp Plus seja.
Comparando com outros serviços premium disponíveis, cobrar R$ 7 por mês é algo até irrisório. Aqui, dá para imaginar que a Meta está considerando um volume de assinatura em escala.
Vou explicar melhor.
É quase certo que o Meta sabe muito bem que esses recursos premium que a plataforma está oferecendo são muito utilizados ou desejados pelos seus usuários mais ativos.
E como o WhatsApp possui milhões de usuários ao redor do mundo, pode se dar ao luxo de cobrar relativamente pouco por cada um deles. Pois sabe que pode lucrar em escala com esse enorme volume de assinaturas.
Mesmo assim: na minha perspectiva, e considerando o meu padrão de uso, o WhatsApp Plus não agrega tanto na minha experiência de uso.
Posso conviver bem sem as customizações do aplicativo, e ter mais do que três conversas fixadas tira o ar de importância e exclusividade ao recurso.
Quem sabe quando o Meta decidir colocar diferenciais relevantes no WhatsApp Plus ele se torna mais interessante do que está.
Se bem que será difícil adicionar funcionalidades que tirem o aplicativo da curva de evolução que está neste momento.
Quem sabe uma maior velocidade nos uploads, ou soluções que ampliem o leque de opções para envio de arquivos.
Mas isso deve levar um bom tempo para acontecer.
Como assinar?
Vá em Configurações > Assinaturas > WhatsApp Plus e conclua o pagamento. Se a opção não aparecer, você ainda não foi selecionado para o teste.
Para ter acesso antecipado a novidades, ative o programa beta em Configurações > Acesso antecipado a recursos.
Via Minha Operadora
