TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que não vejo o IMEI do meu celular? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que não vejo o IMEI do meu celular?

Por que não vejo o IMEI do meu celular?

Compartilhe

Os usuários mais experientes já devem imaginar a resposta para a pergunta deste post, mas aqueles que chegaram agora ao mundo da tecnologia e dos smartphones precisam saber a verdade sobre o tema.

O número IMEI é um dado de vital importância para qualquer smartphones, pois é ele que identifica o telefone em qualquer rede global, já que é de teor único. É o CPF ou o RG do celular e, a partir desse número, é possível tomar decisões importantes relacionadas com aquele dispositivo.

Neste post, vamos explicar por que o IMEI deve permanecer oculto dos usuários, e várias coisas que podemos fazer com ele.

 

 

 

Não mostram o IMEI porque…

Porque seria muito perigoso para a maioria dos usuários que todos os números de IMEI de todos os dispositivos do mundo estivessem expostos para qualquer pessoa. Esse código único oferece muitas possibilidades de ação aos dispositivos, e todas essas medidas só podem (e devem) ser realizadas pelo dono do telefone em questão.

Por exemplo é através do IMEI que podemos solicitar o bloqueio do smartphone em caso de perda ou roubo. Nestes cenários, podemos colocar o dispositivo extraviado em um cenário de praticamente inutilizável, impedindo que outras pessoas acessem as informações armazenadas nele.

Outro cenário possível para que o IMEI não seja exibido para o usuário em seu telefone é uma eventual falha de software resultante de uma atualização problemática ou concluída com algum problema. Este dado também pode ficar comprometido se o usuário tentou flashear ou trocar a ROM do dispositivo, e isso pode deixar o mesmo sem os serviços de rede.

Em caso de uma atualização problemática, a culpa não é do usuário, mas sim do próprio dispositivo durante a tentativa de instalação do novo software. Aqui, o recomendado é que você envie o telefone para uma assistência técnica autorizada, pois eles devem resolver a questão, principalmente em casos de garantia vigente.

Agora, se você tentou instalar uma ROM personalizada e algo deu errado durante o processo, saiba que você ainda pode reinstalar o software ou até mesmo deixar o telefone danificado, pois a ROM não vai desaparecer por completo do dispositivo por causa disso.

 

 

 

Dá pra resolver o problema?

Em todos os casos, a resposta é SIM, mas nem todos os usuários vão conseguir resolver o problema por conta própria.

Restaurar o IMEI de um telefone exige a reinstalação do software padrão que estava no dispositivo antes da falha acontecer, independente se for pela atualização de software ou pela troca da ROM. E nem todos os usuários contam com os conhecimentos necessários para realizar este procedimento.

Tentar reinstalar o sistema operacional de um smartphone sem contar com o conhecimento necessário para realizar o procedimento pode resultar em mais danos para o dispositivo, que pode ficar completamente bloqueado em caso de problemas.

Por isso, a melhor alternativa que os usuários mais leigos contam nesses casos é enviar o dispositivo para uma assistência técnica autorizada para que eles se encarreguem do processo de recuperação desses dados.

De qualquer forma, perder o IMEI no smartphone é algo que pode ser resolvido, o que já dá uma certa tranquilidade para quem passa por esse tipo de problema.


Compartilhe