Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Compras | Por que não vale a pena comprar o iPhone 13 recondicionado vendido pela Apple

Por que não vale a pena comprar o iPhone 13 recondicionado vendido pela Apple

Compartilhe

A Apple começou a vender de forma oficial os modelos recondicionados do iPhone 13 mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max em mercados selecionados.  E mesmo que isso não afete muito a nossa vida neste momento, é importante deixar bem claro que esses modelos não são tão atraentes para o consumidor quanto se imagina.

Pela Apple, os descontos são de apenas 15% para alguns dos modelos do iPhone lançados em 2021. Neste momento, o iPhone 13 ainda não está disponível no programa de recondicionados, e não sabemos se isso acontece porque ninguém manda esse modelo para a reparação, ou se é porque ninguém está comprando esse modelo.

Eu sei que tem muitos brasileiros que compram o iPhone recondicionado. E é meu dever explicar por que isso não vale a pena no caso do iPhone 13 adquirido direto da Apple.

 

O que acontece se você compra um iPhone recondicionado direto da Apple?

A compra de um iPhone recondicionado significa na prática a compra de um dispositivo que já foi utilizado, mas que foi reparado com peças originais da Apple, passando por todo o controle de qualidade da empresa.

Os modelos que foram reparados e recolocados no mercado foram profundamente examinados para detectar se todos os problemas foram resolvidos para que os telefones voltem ao mercado como se fossem novos.

Todos esses telefones são devolvidos ao mercado com uma nova bateria e uma nova carcaça, além de todos os acessórios e cabos, com exceção do carregador, que continua de fora.

Na grande maioria dos casos, os telefones recondicionados são praticamente indistinguíveis dos telefones novos, e recebem a certificação da Apple para a garantia global de 12 meses. Normalmente são vendidos em uma nova caixa branca e contam com entrega e devolução gratuitas.

 

Vale a pena o iPhone 13 recondicionado?

Olhando exclusivamente para os preços praticados lá fora, a resposta é NÃO para os modelos do iPhone 13 que a Apple está recolocando ao mercado.

Lá fora, a diferença de 15% de preço ainda não justifica a compra de um telefone recondicionado. Ainda é melhor comprar o iPhone 13 novo onde, em alguns casos, ainda é possível pagar o mesmo valor do recondicionado se o dispositivo estiver recebendo algum desconto na Amazon ou no comércio eletrônico de sua preferência.

Em uma pesquisa rápida, a diferença de preços entre os modelos novos e os recondicionados da série iPhone 13 flutuam entre 40 e 70 euros a favor do telefone novo, dependendo do modelo que você está procurando.

Entendo que a Apple está fazendo a parte dela em oferecer os produtos com preços menos caros, ao mesmo tempo em que tenta aumentar o volume de vendas e a lucratividade de cada unidade comercializada.

Porém, não dá para ignorar o fato de que o mercado de telefonia é dinâmico o suficiente para que vários dos seus parceiros comerciais consigam estabelecer preços menores para os produtos que a gigante de Cupertino tenta vender por preços mais elevados.

 

Quando vale a pena comprar um iPhone recondicionado?

Muito provavelmente você vai encontrar um iPhone recondicionado em algum momento na sua vida. E saiba que ele merece o seu investimento, desde que você encontre o produto por um preço justo ou competitivo.

Meu ponto de observação aqui não está na qualidade do produto recondicionado. Até porque o controle de qualidade da Apple é altíssimo, e a garantia global de 12 meses entrega uma maior segurança para o consumidor.

O meu problema neste caso é com o valor cobrado pela Apple para esse produto recondicionado. No caso do iPhone 13, a diferença é pequena demais para justificar o investimento.

Para comprar um iPhone recondicionado, o meu conselho é que você faça o investimento se o telefone nessas condições for vendido por um preço pelo menos 20% menor do que o preço tabelado da Apple. Ou sempre que possível pela maior diferença possível em relação ao menor preço encontrado no mercado naquele momento.

O principal aqui é pesquisar bastante no comércio eletrônico nacional e até mesmo internacional, já que muitos compradores importam o iPhone recondicionado do Paraguai ou dos Estados Unidos.

E não se preocupe com o fato de ser um iPhone recondicionado pela Apple. É exatamente o contrário: você tem um telefone com excelente qualidade, mas pagando menos do valor cobrado por um produto novo.

Só não vale a pena quando essa diferença é de apenas 15% pelo iPhone 13.


Compartilhe