Por que não usamos mais o protetor de tela do Windows? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que não usamos mais o protetor de tela do Windows? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Por que não usamos mais o protetor de tela do Windows?

Por que não usamos mais o protetor de tela do Windows?

Compartilhe

Os protetores de tela foram muito populares durante anos, mas faz muito tempo que praticamente não são utilizados. Nesse post, vamos explicar por que não faz mais sentido seguir usando essa ferramente em um PC.

 

 

Para quê serve um protetor de tela?

 

O protetor de tela nasceu para proteger os monitores CRT do efeito ‘queimado’, um fenômeno que se produzia sobre as telas de tubo e raios catódicos se elas estão exibindo uma imagem estática por muito tempo.

Estes monitores contavam com uma capa de fósforo que se degradava se o mesmo ficava exibindo uma imagem estática de forma prolongada. Os protetores de tela faziam com que a imagem de fundo mudasse constantemente, evitando assim esse problema.

Com a mudança para os monitores de LCD, o problema da tela queimada foi eliminada. Ou seja, os protetores de tela não são mais necessários, mas você pode seguir utilizando essa solução por razões estéticas.

Outro problema dos monitores CRT era o elevado consumo de energia na hora de ligá-los. Por isso, a melhor opção era deixar o monitor ligado por mais tempo, e esse foi mais um fator que contribuiu para a popularidade dos protetores de tela.

 

 

Tem algum sentido seguir usando um protetor de tela?

 

Não é necessário utilizar um protetor de tela com os atuais monitores LCD ou LED. Essas telas esquentam muito pouco e não sofrem tanto dos problemas de burn-in por imagens estáticas. Além disso, o seu consumo de energia não aumenta com o ato de ligar e desligar o monitor, algo que acontecia com os monitores CRT. Se você não vai usar um monitor atual por algum tempo, é melhor deixar ele desligado do que ligado.

O Windows oferece uma opção para que a tela desligue automaticamente depois de um tempo determinado sem o uso do PC. Quando queremos que a tela acenda de novo, basta mover ligeiramente o mouse.

Em resumo, você pode seguir usando o protetor de tela se essa alternativa parecer mais estética para você, mas não é necessário e nem é a melhor opção na questão da eficiência energética. Simplesmente desligue o monitor quando você não vai utilizá-lo.


Compartilhe