Por que não tapamos as câmeras do smartphone, em nome da nossa privacidade? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que não tapamos as câmeras do smartphone, em nome da nossa privacidade? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Telefonia | Por que não tapamos as câmeras do smartphone, em nome da nossa privacidade?

Por que não tapamos as câmeras do smartphone, em nome da nossa privacidade?

Compartilhe

Muita gente opta por tapar a webcam dos seus notebooks, para garantir uma maior privacidade de uso. Algo razoável, levando em consideração os hackers e o Facebook. Mas… se estamos tão preocupados com a nossa privacidade no computador, por que não fazemos a mesma coisa no smartphone?

Já tentaram isso, mas por vários motivos isso não se popularizou.

 

 

Existem formas de ocultar a câmera do seu smartphone

 

 

As soluções existem, mas a maioria delas são pensadas no iPhone ou smartphones mais badalados. Não há uma solução universal.

Um exemplo do que eu estou falando é o protetor de tela PanzerGlass CamSlider, que quando instalado no dispositivo deixa uma aba deslizável acima da câmera, permitindo que a mesma fique oculta ou visível. Mas essa é uma das exceções entre os acessórios. Caso contrário, você terá que usar um pedaço de plástico para bloquear a câmera.

 

 

Preguiça? Ou ausência de problemas?

 

 

Normalmente usamos o PC (tem as suas exceções) em ambientes domésticos. O notebook nós até usamos em público, mas só nos expomos aos hackers quando usamos uma rede pública. Já o smartphone está exposto tempo todo, e ficamos de frente para a câmera frontal o tempo todo também.

A preguiça é um dos motivos para deixar de lado essa segurança toda nas câmeras de smartphones. Em alguns modelos, é preciso girar a câmera para registrar selfies, o que enche o saco de muita gente. Além disso, smartphones e PCs não contam com o mesmo nível de segurança: o PC é mais vulnerável, e o Android/iOS está muito mais preparado para combater as ameaças virtuais.

Agora, some as duas coisas e observe os vários casos de hackers via webcams e câmeras de notebooks, e os quase nulos casos de hack em smartphones. Os poucos casos são de vítimas que se deram conta rapidamente dos problemas nesse caso.

 

 

Não precisa ser paranoico: use o seu smartphone (som segurança)

 

 

De forma objetiva e direta: as chances de você sofrer um ataque desse tipo em seu smartphone são quase inexistentes, mas é preciso tomar medidas de segurança como frequentar sites seguros, não compartilhar nas redes sociais, entre outros.

Fora isso, use o seu smartphone normalmente.

Já nos PCs, ter uma segurança mais rígida é algo mais razoável. A segurança nos computadores ainda deixa a desejar, e podemos ter problemas nesse tipo. Mas ninguém vai hackear o seu smartphone por fazer selfies ou enviar imagens nas redes sociais. É só ter precaução com o que você vai fazer.

Além disso, não faz sentido gastar dinheiro em um dispositivo que é o centro da sua vida diária para usar o mesmo capado. E pode guardar essa silver tape que você pegou. Não vai precisar dela para tapar as câmeras do seu smartphone.

 


Compartilhe