Por que não consigo migrar meus dados do Google Play Music para o YouTube Music?

Compartilhe

Está difícil migrar a sua coleção de músicas do Google Play Music para o YouTube Music? Pois é… saiba que você não está sozinho nessa. E que você vai ter que esperar, assim como muita gente que está tentando fazer o mesmo.

O Google “se esqueceu” de comentar esse pequeno detalhe (o da espera para realizar a migração das músicas), e as queixas não pararam desde então. Algo previsível.

O processo de migração do Google Play Music para o YouTube Music está demorando mais do que o desejado, e a empresa decidiu explicar melhor o que está acontecendo, além de mostrar algumas formas para que os mais impacientes acelerem o processo.

 

 

 

Mas… afinal de contas… o que diabos está acontecendo?

 

 

A coisa mais óbvia do mundo nesse caso: muitos usuários armazenavam suas coleções completas de músicas no Google Play Music (que suportava até 50 mil músicas, fora aquelas que eles compraram na loja) e a transição de toda essa biblioteca leva algum tempo. Não é um processo simples como mover as músicas de uma unidade de armazenamento para outra, tal e como fazemos com as músicas que estão armazenadas em nossos HDs externos.

O Google tem muito mais dados para migrar de uma plataforma para a outra. Além das músicas enviadas pelos usuários e as músicas adquiridas na loja online, vários outros dados como playlists, credenciais e bancos de dados precisam ser migrados, incluindo as assinaturas do Google Podcast e eventuais episódios que estão estacionados nele.

Assim, ao mesmo tempo que o Google pede um pouco de calma para as pessoas mais nervosas e impacientes, habilitou uma página que pode ser acessada a partir do aplicativo web do YouTube Music para informar como está o status da ferramenta de migração. Porém, tudo o que a página diz nesse momento é:

 

“Em breve você poderá transferir a sua conta do Google Play Music. Vamos avisar a você quando será possível transferir a conta do Google Play Music. Obrigado por sua paciência”.

 

 

 

Uma solução para os mais apressados e inquietos

 

 

É claro que uma simples mensagem no YouTube Music não vai acalmar os mais nervosos e reclamões. Mas o Google pensou nos mais inquietos, e liberou um formulário (em inglês) para os usuários interessados em acessar antes dos demais a ferramenta de transferência de músicas do Google Play Music.

Porém, o site adverte que o fato do usuário preencher o formulário não significa que, na prática, a migração vai acontecer antes para aquela conta. Em teoria, o formulário existe para essa finalidade, mas na prática, é melhor os apressados começarem a pesquisar algum remédio para controlar a ansiedade, e até procurar uma cadeira ou poltrona bem confortável, pois a tendência é que você vai ter que esperar sentado por essa migração agilizada.

De qualquer forma, a migração da coleção musical do Google Play Music para o YouTube Music é algo consumado, e que deve se tornar efetivo nas próximas semanas. Logo, tudo é uma questão de ter um pouco de paciência. Algo que todos precisam ter nos tempos que vivemos hoje. Mesmo porque estamos com tempo de sobra, esperando pacientemente em casa pelo novo normal que está por vir.

 

 

Via 9to5Google


Compartilhe