Imagine como você vai se sentir frustrado se investir em um smartphone top de linha com uma câmera de última geração, ajustando a iluminação e a edição meticulosamente, só para ver o resultado da foto ou vídeo parecer pixelado e desfocado no Instagram.
Acredite, a culpa não é sua, muito menos do software de câmera do seu smartphone. Talvez a sua decepção esteja diretamente relacionada ao fato de ter investido uma grana em um smartphone e descobrir que a qualidade do vídeo no Instagram é a mesma de um Galaxy A05.
Vamos então descobrir por que isso acontece, e se existe alguma alternativa para ao menos tentar remediar esse efeito colateral indesejado.
Uma descoberta indesejada
O Instagram, representado por seu diretor Adam Mosseri, revelou que a qualidade dos vídeos postados é ajustada de forma dinâmica, conforme a popularidade da conta e a quantidade de visualizações.
Ou seja, não adianta você contratar uma equipe de vídeo profissional para fazer uma megaprodução para o seu Stories. Todo esse esforço e cretinamente minimizado por um algoritmo que prioriza contas com mais engajamento.
É como se uma obra-prima fosse escondida atrás de um vidro fosco; a plataforma privilegia a nitidez dos vídeos mais populares, deixando outros vídeos com uma aparência comprometida.
Existe uma solução para isso?
Para melhorar a qualidade dos vídeos, o caminho passa pela conquista de seguidores e maior visibilidade, criando um ciclo em que a popularidade impulsiona a visibilidade, e não necessariamente a qualidade técnica.
Isso significa que novos criadores ou contas menores, mesmo com conteúdo de alta qualidade, ficam em desvantagem, pois a plataforma não exibe seu trabalho em sua máxima resolução.
O sentimento de frustração é amplificado ao entender que a qualidade do conteúdo não é julgada pelo mérito da produção, mas pelo impacto de sua recepção no algoritmo.
E se eu tenho muitos visitantes?
Se você já é popular no Instagram, aí sim o problema pode estar na forma em como você gravou o vídeo.
Quando seus vídeos no Instagram estão um pouco embaçados ou quadriculados, é provável que este vídeo esteja em formato HDR.
E o Instagram não possui suporte para os vídeos dinâmicos ou em HDR. Esses vídeos acabam sendo publicados com uma qualidade inferior naturalmente.
Quando você tenta fazer o upload de vídeos em HDR para o Instagram, os algoritmos de compactação da rede social tentam converter esse arquivo para o formato SDR, mas não conseguem.
Então, a melhor alternativa que você tem é configurar o seu smartphone para gravar o conteúdo em SDR. A seguir, mostro o método para cada sistema operacional.
No Android
- Abra o aplicativo da câmera.
- Entre nas configurações do aplicativo.
- Encontre o menu Qualidade ou Formato de Vídeo.
- Exibe a opção de vídeo HDR.
No iPhone
- Abre o app Configurações no iOS.
- Role para baixo e toque no menu da câmera.
- Digite a seção de gravação de vídeo.
- Desative a opção Video HDR.