Você está em | Home | Cinema e TV | Por que Karla Sofía Gascón QUASE perdeu a sua indicação ao Oscar 2025

Por que Karla Sofía Gascón QUASE perdeu a sua indicação ao Oscar 2025

Compartilhe

Antes do início da temporada de premiações, Mikey Madison era apontada como a favorita ao Oscar de Melhor Atriz em 2025. Outros nomes foram considerados para essa categoria, como Tilda Swinton, Angelina Jolie e até Pamela Anderson.

Das mencionadas no parágrafo anterior, apenas Madison foi indicada na categoria mais acirrada do Oscar 2025.

O cenário da categoria mudou drasticamente com Demi Moore e Fernanda Torres vencendo o Globo de Ouro. As duas aparecem como as mais fortes concorrentes ao prêmio.

Cynthia Erivo parece ter perdido força na disputa, enquanto Karla Sofia Gascón mantém sua posição como concorrente ao prêmio como uma incógnita.

O grande impacto do filme Emilia Pérez na indústria, evidenciado por suas 13 indicações ao Oscar, pode ser um fator decisivo para as chances de vitória de Gascón, dependendo da campanha que os responsáveis pelo longa realizarem.

E é aí que está o X da questão: Karla Sofía Gascón QUASE perdeu a sua indicação ao Oscar por causa de toda a rivalidade momentânea com Fernanda Torres.

Uma rivalidade criada pelo contexto do todo.

 

A polêmica está servida

Karla Sofia Gascón gerou controvérsia ao fazer declarações sobre a equipe de Fernanda Torres e seu filme Ainda Estou Aqui durante uma entrevista à Folha de São Paulo.

Com a palavra, Karla Sofia Gascón:

Se ela ganhar muito bem, e se eu ganhar da mesma maneira. O que eu não gosto é que há uma equipe de mídia social que trabalha em torno de todas essas pessoas tentando desmerecer o trabalho de outras, como a minha ou do filme, porque isso não leva a lugar nenhum. Para destacar o trabalho de uma pessoa, você não precisa afundar um do outro. Em nenhum momento alguém me viu falando mal de Fernanda Torres ou de seu filme, mas em vez disso vejo muitas pessoas que trabalham em seu ambiente que falam mal de mim e ‘Emilia Pérez’. Eu acho que isso fala mais sobre eles e seu filme do que sobre mim.

Suas palavras foram interpretadas como um ataque contra a atriz brasileira, levantando dúvidas sobre possíveis violações das regras da Academia em relação ao uso das redes sociais para campanha eleitoral.

A polêmica colocou sua candidatura sob escrutínio, especialmente em um momento de forte engajamento online envolvendo o filme Emilia Pérez e seus críticos.

Após a polêmica em torno da indicação de Andrea Riseborough há alguns anos, a Academia implementou regras mais rígidas sobre como os indicados devem se comportar nas redes sociais.

A norma proíbe que concorrentes depreciem os trabalhos uns dos outros publicamente, especialmente na internet. O que antes era visto como uma etiqueta passou a virar norma para a Academia, apenas para que a competição não descambe para uma tentativa de assassinato de reputação online.

Mesmo porque os internautas já estão fazendo isso.

Apesar das críticas de Gascón, não há evidências de que suas declarações tenham violado essas regras diretamente, o que a mantém oficialmente na disputa.

 

Gascón recua, e tenta amenizar a situação

Diante da repercussão negativa de suas falas, Karla Sofia Gascón deu uma nova entrevista à Variety, na qual suavizou sua posição.

Ela afirmou ser uma grande fã de Fernanda Torres e que seus comentários foram direcionados ao discurso de ódio e à toxicidade nas redes sociais, não à atriz brasileira.

Gascón também destacou que Torres tem sido uma aliada, e que ninguém da equipe da concorrente teria participado de ataques contra ela.

A mudança de tom neste caso é claramente uma estratégia para evitar que a polêmica prejudique suas chances de vencer o Oscar.

Com a cerimônia do Oscar marcada para 3 de março, ainda não está claro se a controvérsia envolvendo Karla Sofia Gascón afetará suas chances de levar a estatueta.

Neste exato momento (em que este artigo foi produzido), os membros votantes da Academia estão assistindo aos filmes finalistas (ou pelo menos deveriam fazer isso) para realizar suas escolhas.

No caso do prêmio de Melhor Atriz, essa escolha é direta: quem tem mais votos vence na categoria. Diferente do Oscar de Melhor Filme, que usa um sistema eliminatório, onde o filme mais mencionado na média é eleito como vencedor.

A disputa na categoria de Melhor Atriz continua aberta, com Demi Moore e Fernanda Torres ganhando cada vez mais força. E o momento é bom para a atriz brasileira, já que Ainda Estou Aqui recém estreou no grande circuito de cinemas dos Estados Unidos, e quebra recordes de bilheteria para um filme estrangeiro.

Sem falar que o longa de Walter Salles recebe o apoio de nomes de peso dentro da indústria, inclusive dos diretores mexicanos Alfonso Cuarón e Guillermo del Toro.

Emilia Pérez teve sim uma recepção positiva em Hollywood, e isso pode ser um fator determinante para a decisão da Academia. Mas é também um filme muito criticado por suas escolhas criativas, que fazem com que sua essência e relevância narrativa se percam um pouco por conta de visões equivocadas do seu diretor.

Há quem diga que essa disputa ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar é uma das mais emocionantes da história da premiação, por conta das diferentes perspectivas envolvendo as indicadas.

Não sabemos o resultado. Sabemos que é bem difícil Fernanda Torres vencer.

Mas também sabemos que a Academia de Hollywood não está preparada para os brasileiros na internet.

E é por causa dos brasileiros que o Oscar 2025 será histórico.


Compartilhe