Você sabia que a senha ji32k7au4a83, que é aparentemente segura e aleatória, não é das mais confiáveis? De forma surpreendente, essa senha apareceu em 141 brechas de segurança identificadas pelo site Have I Been Pwned. E todos se perguntam: como isso aconteceu, e como é possível detectar tal senha?

 

 

Tão insegura quanto usar a palavra ‘senha’ como senha

Os internautas taiwaneses decodificaram rapidamente a resposta para essas perguntas. Essa senha está presente no sistema Zhùyīn Fúhào para traduzir do mandarim, e se encontra plasmado em teclados informáticos de todos os tipos.

O Bopomofo é o método nacional fonético de Taiwan para ensinar as pessoas a ler, escrever e falar as línguas chinesas, com especial atenção ao mandarim padrão. Usando esse procedimento, ji32k7au4a83 pode ser traduzido como ‘minha senha’. E isso explica porque ela se repete tanto e por que ela não é segura.

 

 

Algo parecido acontece com a senha !@#$%^&*, que é uma das piores que podemos utilizar. Mesmo contando com a combinação de oito símbolos, é uma sequência previsível por contar com a mesma ordem de tecladas de alguns teclados, e por ser a senha de muitas pessoas, aparecendo em vários vazamentos de dados.

O mais importante na hora de escolher um nova senha para os seus serviços informáticos e a sua longitude. Utilizar frases longas e fáceis de serem recordadas, ou em frases de coisas ou pessoas que são importantes para nós, dispensando a necessidade em utilizar caracteres especiais em combinação com números e letras em todos os casos.

Dessa forma, você naturalmente cria um obstáculo eficiente para evitar que invadam a sua conta através de uma senha muito fraca. E para você não se complicar, você pode deixar a construção de senhas nas mãos de gestores de senhas.

Mas o mais importante de tudo é manter o bom senso no uso das senhas e de suas contas na internet e nas redes sociais.

 

Via The Verge