Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que fazer o root no Android em 2022?

Por que fazer o root no Android em 2022?

Compartilhe

Eu sei que tem muita gente que ainda quer fazer o root no smartphone, e apesar de compreender que tal prática nos dias de hoje é algo um tanto quanto desnecessário para a maioria dos usuários, eu respeito o direito de decisão de cada usuário.

Afinal de contas, pode soar um pouco contraditório por parte do Google essa ideia de aplicar restrições ou banimentos para os usuários que optam pelo root no sistema operacional Android que, em tese, é um software aberto.

Na prática, aberto mesmo é o AOSP (Android Open Source Project), que não conta com os serviços do Google.

De qualquer forma, vamos mostrar neste post pelo menos dois motivos bem justos e relevantes para realizar o root nos smartphones Android. Motivos que podem inspirar qualquer usuário a tomar essa decisão importante com o seu caro dispositivo.

 

 

 

Maior liberdade

Todo mundo gosta de ser livre neste mundo, e a grande maioria dos usuários de smartphones querem ter a liberdade de fazer o que quiser com o seu smartphone. Mesmo que isso resulte em riscos no bom funcionamento do dispositivo.

Até porque você pagou por ele.

A grande maioria dos fabricantes de smartphones estabelecem limites em determinados aspectos do dispositivo, principalmente no aspecto da personalização. E bem sabemos como os usuários gostam e desejam deixar o seu telefone com a sua cara, adotando uma maior identidade ao produto.

Além disso, o usuário pode obter acesso ao sistema de arquivos do dispositivo, e com o conhecimento suficiente sobre o assunto, é possível modificar determinados aspectos do smartphone que podem resultar em mudanças significativas.

Um dos maiores benefícios do root nos smartphones Android é a possibilidade de eliminar os aplicativos previamente instalados pelos fabricantes que normalmente não servem para absolutamente nada em nossas vidas.

Em um telefone Android sem o root, o máximo que podemos fazer é desabilitar esses aplicativos. Na prática, os apps ficam lá, consumindo espaço de armazenamento e, em alguns casos, recursos do dispositivo em segundo plano.

E isso leva ao segundo grande motivo para querer o root no telefone Android.

 

 

 

Melhora o smartphone como um todo

O processo de root não está exclusivamente relacionado com a parte estética do smartphone. Você pode melhorar sensivelmente o desempenho de alguns aspectos do dispositivo, como a qualidade de áudio ou a potência do processador.

Pense na possibilidade de poder instalar um bloqueador de anúncios no seu navegador web, evitando que sites e apps intrusivos se façam presentes durante o processo de navegação.

De qualquer forma, sempre recomendo que as pessoas interessadas no root o façam com moderação. Para quem só quer personalizar o smartphone, não é algo que recomendo. Os fabricantes de dispositivos já oferecem várias opções personalizadas, e softwares com interface Android não faltam.

Ao meu ver, o root no Android só é recomendado para quem realmente quer explorar todas as entranhas do sistema operacional. E, neste caso, é preciso ter conhecimentos avançados sobre o assunto, já que qualquer passo em falso pode resultar em um caro peso de papel nas mãos.

No final, a decisão é de cada um. Faça o root por sua conta e risco.


Compartilhe