O Google Pixel 8a é um daqueles smartphones que não são vendidos no Brasil (porque o Google não tem vergonha na cara, basicamente) que eu gostaria E MUITO de ter para chamar de meu.
Além de ser a proposta do “Android ideal”, ele ainda é bem útil para a maioria dos usuários que não estão com tanta grana assim para comprar um dos modelos da geração mais recente dos smartphones do Google, representados na série Pixel 9.
Alguns dos motivos pelos quais eu compraria o Google Pixel 8a (ou pelo menos os principais para mim) são apresentados a partir de agora.
7 anos de atualizações garantidas
O Google Pixel 8a oferece 7 anos de atualizações do Android e patches de segurança, o que foi algo inédito para os dispositivos de linha média da época do seu lançamento.
Alguns smartphones de outras marcas começaram a entregar uma maior longevidade nas atualizações do Android, o que é sempre ótimo para os usuários.
Porém, nenhum telefone garante acesso antecipado às betas das futuras versões do Android. E esse é um diferencial que o Google Pixel 8a oferece para os mais curiosos ou ansiosos.
Funções avançadas de IA
O Pixel 8a conta com recursos de IA para melhorar fotos, corrigir imagens borradas e otimizar chamadas com filtros antispam.
Sem falar no Google Gemini, plataforma de chatbot da gigante de Mountain View que, no caso dos telefones Pixel, está na íntegra, sem modificações e totalmente integrado ao Android desse telefone.
Com um bom desempenho do processador Google Tensor G3 e um conjunto de funcionalidades avançadas, o Pixel 8a tem um preço mais acessível que os seus sucessores.
Mas por conta dos recursos de IA, ele é potente e custa menos que a concorrência. Ou seja, uma vantagem atrelada à outra.
Bateria confiável e recarga sem fio
A bateria de 4492 mAh garante autonomia para o dia inteiro, mesmo ficando abaixo dos 5000 mAh padrão da maioria dos smartphones Android presentes no mercado.
Isso acontece por causa do seu hardware otimizado, e do seu Android mais limpo e menos exigente, já que não conta com uma capa de personalização de software consumindo recursos.
O Pixel 8a conta com carregamento sem fio na bateria, um recurso raro em um dispositivo dentro de sua faixa de preço.
E esse é um diferencial que vai se tornando relevante com o passar do tempo, pois oferece praticidade no uso diário.
Pense no Pixel 8a a sério
Sei que é difícil sugerir como opção de compra futura um smartphone que não é oficialmente vendido no Brasil, e que as importações não são uma das melhores opções neste momento.
Mesmo assim, vale a pena reforçar que o Google Pixel 8a pode ser uma das melhores alternativas para quem quer a experiência do Android “puro”, combinando um bom desempenho, ótimas câmeras, recursos de IA e preço competitivo.
Se você tiver a chance de comprar um dispositivo como esse (e não pagar um absurdo de impostos de importação), não perca essa oportunidade.
Vale a pena ao menos tentar sair do “mais do mesmo” das opções disponíveis em outro mercado, apenas para ter uma experiência de uso que certamente vai agradar aos mais exigentes ou geeks que sempre sonharam em usar um smartphone do Google.