Wetten.com Brasil Apostas
Home » Games » Por que está tão difícil comprar um PS5?

Por que está tão difícil comprar um PS5?

Compartilhe

Todo mundo quer um PlayStation 5 ou PS5. Literalmente. Inclusive eu, que já tenho um Xbox Series S (e sou muito feliz com ele). Mas até mesmo quem tem o dinheiro na mão para comprar o console da Sony não está conseguindo ter o seu em casa.

Por que isso está acontecendo? E quando isso vai mudar?

Vamos tentar oferecer as respostas necessárias. Mas… um #SPOILER: a situação não vai mudar tão cedo.

 

 

 

O que está acontecendo neste momento?

 

 

De forma oficial, vários motivos combinados resultam no baixo estoque do PS5 neste momento. Talvez o principal motivo para a limitação de fabricação do console é a escassez dos semicondutores, algo que está afetando o mercado de tecnologia como um todo.

Por conta da crise sanitária que ainda estamos vivendo, as fábricas de semicondutores ao redor do mundo foram paralisadas, o que comprometeu diretamente a produção desses componentes. Como resultado, todo o mercado de tecnologia foi afetado.

Não pense você que é só a Sony que está passando por problemas. Os fabricantes de computadores, notebooks e smartphones também estão sentindo os efeitos das fábricas fechadas em 2020. A Apple, por exemplo, pode adiar o lançamento do iPhone 13 por causa disso.

Outro efeito direto da crise sanitária e que também resulta na baixa disponibilidade do PlayStation 5 no mercado está nas limitações da cadeia de transporte, montagem e distribuição do produto, que foram desacelerados por conta da crise.

 

 

 

Quando o cenário vai se normalizar?

 

 

De forma oficial, a Sony se compromete a tentar fabricar mais unidades do PS5 ao longo de 2021, mas já afirma que não vai conseguir entregar um volume de consoles em quantidade suficiente para atender a alta demanda global.

O mais correto é dizer que a situação pode melhorar um pouco ao longo do segundo semestre de 2021, mas a normalidade de oferta do console só deve acontecer mesmo em 2022. Antes disso, você vai ter problemas para encontrar uma unidade do PlayStation 5 para comprar e, se encontrar, provavelmente vai pagar mais caro do que o preço sugerido pela Sony para o console.

As poucas unidades disponíveis acabam parando na mão das revendas, que repassam o produto por preços muito mais elevados do que os oficiais. E isso acontece porque os revendedores estão utilizando bots que ficam monitorando os e-commerces para detectar novas disponibilidades do produto.

 

 

 

Para resumir: tenha paciência…

A paciência é uma virtude e, neste caso em especial, pode ser sinônimo de economia. Os mais apressados ou afobados podem acabar pagando o preço por não querer esperar o cenário se normalizar de forma mínima, e vão pagar muito mais caro pelo PS5.

Por melhor que seja um videogame, entendo que não vale a pena pagar a mais por um produto de entretenimento. Também entendo que a prática adotada pelos revendedores é sacana demais para que os mesmos vejam o meu dinheiro.

Por isso, é melhor esperar pelo menos até o segundo semestre de 2021 (que está na porta) para pelo menos tentar pagar preços um pouco mais justos pelo PlayStation 5. Ou esperar até o ano que vem para comprar o produto pelo seu preço real.

Paciência, amigo leitor… tenha paciência…

 


Compartilhe