Por que calibrar a bateria do smartphone? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que calibrar a bateria do smartphone?

Por que calibrar a bateria do smartphone?

Compartilhe

A bateria é um dos aspectos mais importantes do seu smartphone e, por causa disso, é um daqueles que mais gera dores de cabeça para os usuários. Por isso, é fundamental entender a importância de alguns procedimentos para manter a boa saúde desse item.

Neste post vamos explicar de forma didática sobre a importância em manter a bateria do smartphone devidamente calibrada. Este é um aspecto que passa batido por muitos usuários, mas que é de muita importância para garantir a longevidade do dispositivo.

 

 

 

Por que devemos calibrar a bateria do smartphone?

 

 

O principal motivo para calibrar a bateria do seu smartphone é aumentar a longevidade deste elemento tão importante para o seu dispositivo.

Para quem não sabe, a porcentagem de bateria que é exibida na interface de usuário do seu smartphone é calculada a partir de dados gerados por uma série de algoritmos gerenciados pelo sistema operacional.

Ou seja, o próprio smartphone calcula qual é a capacidade de bateria no tempo em que ele ficou recarregando e o ponto máximo de recarga depois de um tempo, analisando o comportamento do dia a dia deste aspecto no dispositivo.

O problema é que alguns desses elementos de cálculo tendem a falhar com o passar do tempo, o que pode interferir nos resultados finais das contas. A consequência disso é uma bateria descalibrada, mostrando uma porcentagem que foge da realidade técnica registrada pelo hardware.

Logo, contar com uma bateria devidamente calibrada gera benefícios diretos na longevidade da mesma, não apenas por exibir uma porcentagem real e confiável sobre a capacidade de recarga o tempo todo, mas também porque você não corre o risco de passar pela desagradável situação em ver o smartphone descarregado de forma repentina.

Antes de terminar, é importante observar que as diferentes lojas de aplicativos disponíveis no mercado mobile contam com diferentes alternativas que podem realizar a tarefa da calibragem da bateria por nós. Porém, o ideal é que você não confie nesses aplicativos, pois isso é algo contraproducente para o seu smartphone.

O mundo perfeito pede que você mesmo realize o processo de calibragem, de acordo com as orientações para o seu sistema operacional, dispensando a ajuda de aplicativos de terceiros, inclusive quando os softwares são dos próprios fabricantes.

Além disso, a recarga rápida de bateria também pode afetar a saúde da mesma, assim como a recarga sem fio, que tende a ser mais lenta. Isso não quer dizer que o telefone vai parar de funcionar, mas sim que a saúde da bateria vai sofrer pequenas variações.

E, por isso, vale a pena realizar a calibragem da bateria de tempos em tempos.


Compartilhe