Compartilhe

Ter WiFi nos smartphone é algo comum hoje. Mas o mesmo não acontece com denominado WiFi de dual band, ou seja, redes sem fio com frequências de 2.4 e 5 GHz. As duas permitem a conexão de todos os tipos de dispositivos à internet, mas contam com capacidades diferentes.

Se você não sabe no que implica essas redes de 2.4 e 5 GHz e como isso se tornou importante na escolha de um futuro dispositivo ou smartphone, continue a ler esse post.

 

 

 

Dual band WiFi com 2.4 e 5 GHz

 

 

O WiFi utiliza a radiofrequência para habilitar as conexões de dados entre diversos dispositivos. Todos os protocolos utilizam frequências específicas e padronizadas para funcionar em todos os dispositivos fabricados com esses padrões. Dessa forma, seu smartphone vai funcionar com as redes WiFi de qualquer ponto do planeta.

O WiFi de 5 GHz é uma evolução natural do WiFi de 2.4 GHz, mas com uma banda que conta com maior velocidade de transferência (acima de 1 Gbps), o que pode oferecer vantagens para os usuários que contrataram planos de fibra ótica com elevadas velocidades.

 

 

 

Velocidade de transferência, a principal diferença

 

 

Contar com um smartphone dual band é a garantia para ter acesso a maiores velocidades de download ou upload, além de uma menor latência. Mas isso tem um custo: por contar com uma maior frequência, o WiFi de 5 GHz é mais sensível às características de sua casa, não ultrapassando pelas paredes da mesma forma que faz o padrão de 2.4 GHz, com o sinal não chegando com a mesma intensidade em todos os cantos da casa. Se sua casa é grande ou tem mais de um andar, a única solução para cobrir toda a residência com WiFi de 5 GHz é ampliar a cobertura com Wifi em malha (ou redes mesh) ou com extensores de rede e/ou repetidores de sinal.

Todo smartphone conta como padrão com a conectividade WiF de 2.4 GHz, mas nem todo telefone recebe a frequência de 5 GHz, e nesse momento é considerada uma característica extra para alguns dispositivos. Ou seja, os modelos mais baratos não contam com WiFi dual band, um inconveniente que limita as capacidades sem fio de vários produtos, pois não podem acessar na velocidade máxima de transferência oferecida por uma boa conexão de fibra ótica, por exemplo.

Se o seu roteador é dual band (WiFi de 2.4 e 5 GHz), ative as duas redes e conecte o dispositivo à rede de 5 GHz, desde que o smartphone e outros dispositivos sejam compatíveis com ele. Ter um WiFi dual band no celular é sempre uma vantagem, pois a experiência de conectividade é muito melhor. E uma vez que a maioria dos roteadores oferecidos pelas operadoras de internet banda larga fixa oferecem as duas opções, você acaba se beneficiando de forma direta com essa evolução tecnológica.


Compartilhe