Proteger o seu smartphone é a sua obrigação, e uma das medidas mais básicas é colocar uma película na tela. Agora, é um exagero achar que proteger os sensores de câmera com solução similar vai aumentar a durabilidade dos sensores.
Colocar um case no telefone é a recomendação básicas para qualquer pessoa, e mais do que suficiente para proteger a maioria das lentes de câmeras dos smartphones. Protetores nas lentes vão simplesmente arruinar a sua experiência fotográfica.
E minha missão nessa vida é, de tempos em tempos, derrubar mitos estúpidos que são construídos por pessoas que não sabem absolutamente nada do que estão falando.
As câmeras já estão protegidas
A grande maioria dos usuários não sabe disso, mas Samsung e Apple incorporam a tecnologia Corning Gorilla Glass para proteger as lentes das câmeras. O que dispensa o uso de películas de lentes xexelentas.
Tudo bem, nem todos os smartphones recebem tamanha proteção por conta dos custos envolvidos, mas a tendência é que mais fabricantes vão adotar a mesma solução com o passar do tempo.
Por que películas de câmeras são um problema
Aplicar películas nos sensores de câmeras pode resultar em danos que, de outra forma, você não teria. O maior prejuízo está nas fotografias noturnas, que perdem qualidade de forma considerável.
E quando você se der conta disso (e decidir retirar essas películas nos sensores), as lentes das câmeras ficarão arruinadas por causa da cola ou material adesivo dessas películas.
Como fazer os sensores de câmeras durarem mais
Use cases com abertura específica para os sensores de câmera, pois dessa forma eles estarão protegidos na maior parte do tempo, ficando expostos apenas quando for necessário.
Vários fabricantes oferecem esse tipo de case, que pode ser encontrado com relativa facilidade na internet. Praticamente todos os modelos de smartphones contam com esse tipo de capa protetora.
Essa é a melhor solução para os dois mundos: você protege o telefone e os sensores de câmera, mas sem danificar as lentes com o material adesivo das películas que “prometem” aumentar a produção.
Se ainda assim você quer insistir no uso dessas películas de lentes, é recomendado o máximo de cuidado na hora de remover o material. Essa é uma missão delicada e complicada. Em casos extremos, é melhor procurar um profissional de assistência técnica para a limpeza adequada dos vidros desses sensores.
De qualquer forma, fica a dica: colocar películas para as lentes das câmeras é um erro grosseiro. Considere os problemas que você pode ter ao adotar essa estratégia, e siga na aposta por sua conta e risco.