Por que as capturas de tela no meu smartphone Xiaomi estão saindo tão escuras?

Compartilhe

Toda atualização de qualquer software para qualquer dispositivo eletrônico traz uma série de novidades, e a MIUI não é uma exceção da regra. E com o passar do tempo, uma das funcionalidades que foi sensivelmente simplificada nos dispositivos da Xiaomi (e da Redmi, e da Poco) foi a captura de tela.

Está cada vez mais fácil realizar uma captura de tela nos smartphones dessa marca, mas as últimas interações da MIUI está entregando um problema na hora de realizar tal procedimento. E, ao que tudo indica, temos aqui uma típica falha de configuração do software.

Vários fóruns de suporte da empresa e alguns grupos de usuários da marca no Telegram ou no Facebook relatam que, de uns tempos para cá, as capturas de tela nos dispositivos da Xiaomi estão ficando cada vez mais escuras, mesmo com o brilho da tela ajustado no máximo e com o uso normal do dispositivo.

A imagem capturada está saindo escurecida, sem qualquer tipo de explicação plausível.

O que está acontecendo?

 

 

 

A culpa é do modo escuro da MIUI

 

 

Quando você ativa o modo escuro nos smartphones da Xiaomi com a interface MIUI, ele vai atuar sobre toda a interface do dispositivo, mudando as cores dos aplicativos e ajustes do sistema para um tom preto ou cinza, enquanto que o texto é exibido em tons brancos e claros.

O modo escuro é mais que bem vindo para quem quer um maior conforto visual na hora de visualizar os conteúdos da tela do smartphone por muito tempo por reduzir a emissão de luz branca na tela, além de entregar uma economia de bateria que pode ajudar aos usuários com smartphones com maior consumo energético.

As primeiras configurações do modo escuro da Xiaomi só permitem ativar ou desativar o recurso. Porém, as novas versões da MIUI adicionou as funções que podem estar causando o problema com as capturas de tela do smartphone.

A Xiaomi adicionou a possibilidade de ajustar o fundo da tela do smartphone com a interface MIUI para o modo escuro. Assim, esse ajuste permite atenuar os fundos de tela que estão instalados no dispositivo e a visibilidade dos aplicativos e páginas web exibidas pelo smartphone.

Traduzindo: tudo que é exibido no smartphone recebe o modo escuro, incluindo a tela do navegador web e até o fundo de tela. E é por causa disso que as capturas de tela acabam ficando mais escuras que o normal na hora de registro.

Se você está enfrentando esse problema com o seu smartphone da Xiaomi, muito provavelmente é porque você tem o modo escuro habilitado no dispositivo da marca.

Para resolver o problema, tudo o que você precisa fazer é abrir o painel de ajustes da MIUI, selecionar o menu de Tela e, uma vez dentro dessa opção, acesse as configurações do modo de atenuação da tela. Dentro dessa funcionalidade, desmarque o item de atenuação, pois dessa forma as capturas de tela serão capturadas da forma correta e sem maiores problemas.

É evidente que você deve ajustar o brilho automático para comprovar que o problema desapareceu de vez. Mas de acordo com os relatos nos fóruns de usuários, isso deve resolver o problema… até que a Xiaomi envie a atualização que vai corrigir essa falha.


Compartilhe