Sim, amigos… as baratas gostam do PS4, e isso é um problema.
A Sony não oferece nenhum serviço para desinfetar os consoles, e a maioria dos donos não procuram a empresa para sanar o problema. Até porque não sabem que o problema existe.
Porém, alguns serviços de assistência técnica dos Estados Unidos relatam que recebem pelo menos um console por semana com esse problema.
A pergunta é: por que isso está acontecendo.
De acordo com o vídeo da TronicsFix, isso tem a ver com a forma como o console é fabricado. Alguns orifícios no seu interior são perfeitos para as baratas, e quando o console se aquece, ele se torna uma morada ideal para esses animais.
As brechas de ventilação na parte inferior do PS4 são mais largas, e as baratas passam por ali com facilidade. Além disso, a fonte de alimentação interna conta com espaços bem largos, e quando o console está ligado, essa fonte aumenta sua temperatura, se transformando em uma morada agradável para as baratas.
Mas o maior problema nem é o fato das baratas não pagarem aluguel no seu PS4.
As baratas crescem e se reproduzem dentro do seu console, deixando a placa interna cheia de seus dejetos. Sem falar que, se uma barata tem a má sorte de tocar dois pontos onde se concentram energia de forma simultânea, ela pode morrer eletrocutada, destruindo a fonte de alimentação no processo.
Além da morte da barata, teremos a morte do seu PS4 no processo. Simples assim.
O que você pode fazer a respeito?
Se você enviar para a Sony um console que foi danificado por esse motivo, a Sony não vai consertá-lo. Vai devolver o videogame para você, afirmando que o mesmo ficou danificado pela infestação, e a garantia não cobre isso.
Sua única solução será você mesmo consertar o PS4, ou levar o produto para uma assistência técnica não oficial, que deve detectar o problema pelo mau cheiro produzido pelo console.
Para evitar que isso aconteça, mantenha o console ao ar livre, com fluxo de ar. Também é importante mantê-lo em um lugar alto, onde as baratas não podem alcançar. Sem falar que manter a sua casa livre é sempre algo bem vindo.
Via Kotaku