A Apple apresentou o novo iPhone SE, que conta com o desempenho do iPhone 6s, mas em uma tela de apenas quatro polegadas. Essa redução de dimensões gerou uma consequência: a ausência do 3D Touch. Porém, a Apple explica os motivos para voltar com uma tela de quarto polegadas.
O mercado de smartphones pequenos segue enorme
A Apple afirma isso. Quando explicam a decisão pela volta de quatro polegadas, a empresa mostra um número que é desolador para os demais fabricantes: em 2015, foram vendidos mais de 30 milhões de iPhones com tela de quatro polegadas.
Os números incluem os modelos iPhone 5s e iPhone 5s e mostram claramente que o mercado de smartphones menores segue muito poderoso, e a Apple está encontrando um caminho livre, já que não há nenhum Android de primeira linha abaixo das 4.6 polegadas.
Uma fonte inesgotável de novos usuários do iPhone
Se pegarmos como base nossa lista de amigos e conhecidos, mais de uma pessoa ainda contam com um iPhone 4s, 5 ou 5s, sem dar um salto para os modelos maiores (iPhone 6 ou 6s). Com a chegada do iPhone SE, a Apple oferece para esse grupo a opção de atualização, alcançando o hardware do iPhone 6s em um corpo reduzido.
Além disso, no gráfico apresentado pela empresa durante o keynote, vemos que o grosso dos seus clientes conta com uma boa parte de novas incorporações oferecidas pela marca através dos seus modelos de quatro polegadas. Dado que muitos compraram o seu primeiro iPhone escolhendo ou o iPhone 5s ou o iPhone 5c, atualizar o hardware com o iPhone SE é algo mais do que lógico.
Não só isso: colocando uma barreira de entrada de US$ 399 para um iPhone 6s pequeno fará com que muito mais usuários façam a troca. De novo: encontrar um Android potente e pequeno é uma missão praticamente impossível. O mais próximo disso é o Sony Xperia Z5 Compact (que vai sair do mercado com a chegada da nova linha X).
A renovação da linha de quatro polegadas era lógica e necessária
Os dados apresentados pela Apple durante o keynote reforçam sua decisão de renovar a linha de quarto polegadas, que tanto dinheiro rendeu no passado. Os números falam por si, e renovar um modelo tão elogiado como é o iPhone 5s pode fazer com que as vendas disparem. Teremos que esperar para ver os resultados no final do ano, mas a decisão aparentemente é muito acertada.